A importância da auditoria no Terceiro Setor

A auditoria é essencial para se assegurar de que tudo está correndo bem dentro da organização, e se não está, irá investigar o porquê. Além disso, a auditoria serve para garantir que a entidade não está correndo risco de falir e se ela está agindo dentro da lei.

Como funciona a auditoria no Terceiro Setor

Auditoria no Terceiro SetorDe 6 meses há um ano é necessário efetuar uma auditoria. O auditor fará uma análise completa, conhecerá toda a atividade desta organização e irá aplicar as normas de contabilidade que melhor funcionarão para o caso desta entidade.

O auditor fará sua avaliação baseada em sua experiência na área de contabilidade e administração, e isto será muito importante para a entidade, pois ele trará a visão de uma pessoa de fora da organização.

Como inicia a auditoria no Terceiro Setor

Em uma organização do Terceiro Setor, a auditoria se inicia com a organização entregando ao auditor todos os documentos, licenças e prestação de contas da entidade.

Em seguida, o auditor irá avaliar todos estes arquivos, calculará os riscos para que ele possa enfim estruturar a melhor estratégia para esta entidade em específico.

Benefícios diretos da auditoria no Terceiro Setor

O benefício de uma auditoria é que o auditor, após analisar toda a papelada, poderá apontar o que a organização poderá fazer para minimizar seus riscos. E, ele também poderá detectar se houver qualquer tipo de fraude dentro da entidade.

E a auditoria possibilitará que todo e qualquer erro que a entidade esteja cometendo seja investigado e analisado minuciosamente para que ele seja corrigido da melhor maneira possível.

Como escolher um bom auditor no Terceiro Setor?

Para que a auditoria seja feita da melhor maneira possível, é necessário escolher um auditor que saiba trabalhar em grupo, pois com a colaboração de todos os funcionários e gestores da entidade, a auditoria será muito mais eficaz e eficiente.

Além disso, é importante que o auditor seja experiente, pois a auditoria é uma tarefa muito importante para que ela seja deixada nas mãos de qualquer pessoa. Por isso, é crucial que você verifique o currículo e as referências do auditor.

E é essencial que o auditor possua uma boa comunicação, pois sua comunicação deve ser clara e objetiva, para evitar que se perca muito tempo com perguntas e explicações que poderiam ter sido evitadas se a mensagem tivesse sido clara.

Por fim, é imprescindível que o auditor seja uma pessoa que se mantenha sempre atualizada sobre contabilidade e novas formas de mais eficazes de executar uma auditoria no Terceiro Setor.

7 dicas para a auditoria no Terceiro Setor

Deixe tudo preparado com antecedência para o auditor – Para facilitar o trabalho do auditor, já deixe toda a documentação e papelada organizada e preparada para que ele possa examinar tudo com mais eficiência e rapidez.

Reserve um dia inteiro para a auditoria – A auditoria levará um dia todo para que ela possa ser efetuada com sucesso, então, é preciso se programar com antecedência para que neste dia a atenção da organização seja voltada somente para a auditoria.

Mapear a organização – Os gestores devem mapear todos os processos internos da entidade, ou seja, identificar os pontos fortes e fracos, mostrar os indicadores e as principais áreas que precisam ser auditadas.

Manter uma boa comunicação com o auditor – Responda sempre de forma clara e objetiva tudo o que lhe for perguntado, seja educado, prestativo e tente manter uma boa comunicação com o auditor.

Reavalie auditorias anteriores – Caso a organização já tenha feito auditorias antes, reavalie o que mudou desde a auditoria anterior a esta, o que melhorou e o que piorou. É importante que esta comparação seja feita para que nesta auditoria estes tópicos sejam discutidos.

Escute o que o auditor tem a dizer – O auditor está na organização para ajudá-la a se melhorar, então, escute-o com atenção o que ele tem a dizer, mesmo que você não concorde com o que ele tem a dizer não discuta com ele.

O auditor tem experiência no ramo e está ali para lhe dar uma perspectiva de quem está do lado de fora da organização. A avaliação dele é baseada em dados que a própria entidade fornece, então preste atenção em suas sugestões.

Crie um checklist – Crie um checklist com os tópicos mais importantes de serem avaliados e discutidos, para manter tudo mais organizado e para que nenhum destes tópicos sejam esquecidos.

Considerações finais

A auditoria é essencial para que uma organização tenha sucesso, visto que é preciso estar sempre checando e investigando se a entidade está agindo dentro da lei ou se há algum tipo de fraude.

Também é muito importante para que seja investigado o que precisa mudar dentro da organização, baseado nos pontos fortes e fracos, dos indicadores e da prestação de contas da entidade.

Terceiro Setor

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here