Terceiro Setor

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O que é Auditoria no Terceiro Setor ?

 

Auditoria no Terceiro Setor é um trabalho de validação dos resultados contábeis de uma organização do Terceiro Setor. Uma empresa independente irá analisar todos os procedimentos e resultados contábeis, emitindo um relatório validando tudo ou indicando aquilo que, eventualmente, não esteja correto.

No Terceiro Setor a auditoria é exigida para entidades que tem ou pretendam ter o CEBAS – Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, eventuais exigências estatutárias e prestações de contas, principalmente na utilização de recursos públicos.

Independentemente das exigências legais, a auditoria é uma segurança para a administração da organização na medida em que irá validar os controles internos e procedimentos contábeis e de prestação de contas.

Fatores que influenciam a Auditoria no Terceiro Setor :

 

• Estrutura de governança da OSC – a forma em que as atividades são planejadas, executadas e monitoradas são fatores fundamentais para a análise do audltor.

• Controles internos – os procedimentos de aprovação , revisão, monitoramento e controle são muito importantes na avaliação do risco de erros.

• Normas de Contabilidade – a auditoria é feita com base em normas e procedimentos contábeis. No fundo, o auditor irá validar o atendimento às estas normas. No caso do Terceiro Setor, várias normativas (Lei 13.019/14, Lei 12.101/09 – CEBAS) exigem que a organização siga as normas e princípios contábeis.

• As fontes de recursos e a sustentabilidade da organização também são fatores analisados durante uma auditoria.

Cuidados e preocupações com a Auditoria no Terceiro Setor

 

• Numa primeira auditoria, a contratação deve ser o quanto antes, para que o auditor possa acompanhar a entidade e sua contabilidade solucionando eventuais problemas antes do fechamento das Demonstrações Contábeis.

• Mesmo numa auditoria recorrente, a contratação deve ser antes do fechamento para que o auditoria possa avaliar as atividades e indicar eventuais problemas que devem ser resolvidos antes do fechamento contábil.

• Governança – Diretorias e Conselhos podem apoiar-se nos trabalhos e resultados da auditoria para validar as suas atividades. Exemplo – a função do Conselho Fiscal é aprovar as contas da diretoria, mas, normalmente, seus integrantes não tem tempo ou conhecimento para exercer esta função, portanto baseiam-se nos resultados do auditor.

• A Governança da organização deve utilizar-se dos resultados dos trabalhos de auditoria para a melhoria de procedimentos e controles internos.

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Motivos para contratar e executar uma auditoria no Terceiro Setor:

Legais – podem haver exigências legais para prestação de contas, manutenção de títulos e certificados.

Estatutários – alguns estatutos contem a exigência de auditoria.

Governança – Diretorias e Conselhos podem apoiar-se nos trabalhos e resultados da auditoria para validar as suas atividades. Exemplo – a função do Conselho Fiscal é aprovar as contas da auditoria, mas, normalmente, seus integrantes não tem tempo ou conhecimento para exercer esta função, portanto baseiam-se nos resultados do auditor.

Transparência – um dos pilares da sustentabilidade de uma organização é a transparência de tudo que ela faz. Agora transparência pressupõe divulgar corretamente, ou seja, dar transparência a algo errado pode sair pior a “emenda do que o soneto”

Asseguração para a sociedade – a divulgação de prestações de contas validadas por um auditor, com certeza terá uma valor maior, na medida em que, alguém especializado e INDEPENDENTE validou e concordou com os procedimentos adotados pela organização.

Avalie as Dicas!

Dicas para a auditoria no Terceiro Setor

Deixe tudo preparado com antecedência para o auditor – Para facilitar o trabalho do auditor, já deixe toda a documentação e papelada organizada e preparada para que ele possa examinar tudo com mais eficiência e rapidez.

Reserve um tempo para a auditoria – A auditoria poderá levar vários dias para que possa ser efetuada com sucesso, então, é preciso se programar com antecedência para que neste período a atenção da organização seja voltada somente para a auditoria.

Manter uma boa comunicação com o auditor – Responda sempre de forma clara e objetiva tudo o que lhe for perguntado, seja educado, prestativo e tente manter uma boa comunicação com o auditor.

Reavalie auditorias anteriores – Caso a organização já tenha feito auditorias antes, reavalie o que mudou desde a auditoria anterior a esta, o que melhorou e o que piorou. É importante que esta comparação seja feita para que nesta auditoria estes tópicos sejam discutidos.

Escute o que o auditor tem a dizer – O auditor está na organização para ajudá-la na sua melhoria contínua. Avalie sempre as observações do auditor. Tenha em mente que, apesar da experiência, a palavra final é da governança da organização.

Crie um checklist – Crie um checklist com os tópicos mais importantes de serem avaliados e discutidos, para manter tudo mais organizado e para que nenhum destes tópicos sejam esquecidos.

Trate a auditoria como uma oportunidade de aprendizado, evolução do conhecimento e gestão de uma organização do Terceiro Setor.

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