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Gestão do Investimento Social! Por que é Importante?

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Você sabe o que é ou já ouviu falar sobre investimento social? No Brasil, de acordo com o Censo Gife 2020, o investimento social privado alcançou R$ 5,3 bilhões, batendo o recorde da década. Comparado aos anos de 2018 e 2019, essa estimativa teve um aumento de 53% e 71%, respectivamente. Nesse contexto, os principais investidores sociais que investiram em iniciativas e projetos direcionados ao bem comum foram institutos, fundações e fundos filantrópicos.

1. Mas afinal, o que é investimento social?

O investimento social consiste em uma contribuição voluntária de recursos, sejam eles financeiros, humanos, gerenciais ou técnicos, destinados a iniciativas de caráter social, com vistas ao desenvolvimento da sociedade no âmbito social, econômico e ambiental.
Dessa forma, se enquadram em investimentos sociais, aqueles que são direcionados à atividades de interesse e utilidade pública, abrangendo aqueles que são destinados às áreas de Educação, Saúde, Cultura, Esporte e Meio Ambiente.
Portanto, em síntese, pode-se dizer que o investimento social diz respeito à contribuição realizada por empresas privadas que têm como propósito beneficiar o desenvolvimento da sociedade como um todo, por intermédio de capital próprio ou de mecanismos de incentivo fiscal, voltados à projetos e iniciativas capazes de reduzir as desigualdades sociais e formar uma sociedade mais justa e igualitária.
Sendo assim, não são apenas as entidades jurídicas que podem realizar esse investimento social, na verdade, até mesmo as pessoas físicas possuem essa possibilidade. Todavia, ainda que este investimento social ocorra pelo repasse voluntário de recursos a alguém, por detrás deste cenário, existem algumas regras que devem ser seguidas para a sua gestão. Vamos conferir!?

2. Gestão do investimento social

De acordo com a Associação dos Investidores Sociais do Brasil, denominada GIFE, todo repasse de investimento social deve ser sistematizado, planejado e monitorado com destinação a programas ou organizações que visam o avanço da sociedade com envolvimento da comunidade nos mesmos. Nesse contexto, esses investimentos, no geral, são direcionados à:

• Iniciativas próprias: projetos e programas sociais criados pela própria organização, detentora dos investimentos sociais, onde os recursos são destinados ao desenvolvimento destes na própria organização, mesmo que envolva a contratação de terceiros para a sua implementação ou execução.
• Iniciativas ou gestão de terceiros: projetos ou programas criados por outras organizações, onde os investimentos sociais são repassados por meio de doações ou patrocínios para a execução destes.
• Despesas administrativas/ infraestrutura: consiste nas despesas ligadas às atividades meios para a ação social, como gastos com pessoal, treinamentos, aluguéis, brindes, prêmios, entre outros.

Posto isso, é importante destacar que todos estes investimentos sociais devem ter como princípios o seu caráter social e público com base no desenvolvimento e bem comum da sociedade, sem fins lucrativos. Diante disso, você sabe quais tipos de investimentos sociais existem? Vamos conferir!

3. Quais tipos de investimento social existem?

Tendo em vista que no tópico anterior você pode conhecer um pouco sobre a destinação dos investimentos sociais, neste falaremos sobre os tipos de investimentos sociais. Logo, estes são:

• Investimento Social corporativo: consiste nos recursos promovidos por empresas que são administradas pelos seus acionistas.
• Investimento Social Independente: abrange os recursos que são fornecidos por organizações sem fins lucrativos que são administradas por mais de uma empresa, organização ou família.
• Investimento Social Familiar: está relacionado aos recursos que advém de organizações sem fins lucrativos, administradas por famílias, ou indivíduos e famílias que contribuem para o benefício público.
• Investimento Social Comunitário: compreende os recursos que são arrecadados pela mobilização e articulação entre pessoas e organizações a favor de um interesse local ou comunitário.

Diante dessas modalidades, pode-se destacar que existem outras duas, praticadas principalmente nos Estados Unidos e na Europa, sendo estas: a “venture philanthropy” (promovidos por doadores da área de tecnologia da informação) e a “diáspora philanthropy”, (recursos doados por imigrantes aos seus países de origem).

4. Qual é a importância do Investimento Social e quem pode fazê-lo?

Agora que você já sabe que o Investimento Social Privado tem como propósito proporcionar o desenvolvimento da sociedade e o bem comum, podemos destacar que a sua importância é evidente pelo fato de poder contribuir com a mitigação de problemas sociais relacionados à desnutrição, falta de acesso à educação e a saúde, dentre outros. Além disso, esse tipo de investimento também favorece a garantia dos direitos fundamentais do ser humano.
Nesse sentido, estes investimentos podem ser feitos por qualquer empresa que tenha o seu planejamento estratégico alinhado à responsabilidade social, com o objetivo de contribuir com a sociedade, incentivando o desenvolvimento social e o bem comum, o que acaba gerando benefícios tanto para a sociedade como um todo quanto para a empresa.

5. Quais são os benefícios do investimento social?

No que diz respeito à sociedade, pode-se mencionar que o investimento social pode contribuir e muito para o seu desenvolvimento, transformando a realidade social com investimentos voltados às áreas de Educação, Saúde, Cultura, Esporte e Meio ambiente, ou à iniciativas que visem trabalhar com a comunidade local, com resultados a curto, médio e longo prazo.
Por outro lado, quanto aos investidores, essa ação permite que as empresas apresentem
Responsabilidade Social Empresarial (RSE) para com a sociedade, de modo a desenvolver um relacionamento com as comunidades com as quais se relaciona. E isso permite que a empresa atue como um agente facilitador de transformações sociais.
Dessa forma, com o seu envolvimento com causas sociais, a reputação da empresa acaba sendo fortalecida, em razão da crescente mobilização dos consumidores, assim como o posicionamento da mesma por sua responsabilidade social.

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