Contratar uma consultoria empresarial é sempre uma das melhores soluções para aqueles que desejam superar os mais diversos desafios relacionados à prática da gestão. Saber como administrar um negócio é de suma importância, pois, afinal, um gestor precisa entender e saber como aplicar as ferramentas, métodos e instrumentos das mais diferentes áreas do conhecimento, como, por exemplo, marketing, finanças, recursos humanos, logística etc. Contudo, na prática, nem sempre é possível controlar todos os processos que dão vida à uma organização e é por isso que os consultores são tão importantes. Eles possuem métodos e técnicas que podem tornar a gestão mais eficiente.

Assim sendo, um consultor traz, para a gestão, o conhecimento específico a todas essas áreas que citamos, com vistas a melhorar o desempenho de um negócio. Há diferentes tipos de consultoria empresarial, específicos a cada setor, com vistas a otimizar os processos. Se você tem como objetivo, nesse momento, contratar uma consultoria empresarial, esse post é pra você. Iremos demonstrar como ela funciona e quais são os tipos de serviço que você pode contratar. Mantenha sempre em mente que para que a consultoria seja efetiva ao seu negócio, conhecer as tipologias e os seus benefícios é crucial antes de se escolher pela empresa/consultor.

Como funciona uma consultoria empresarial?

Como funciona uma consultoria empresarial?

Devemos compreender a empresa como um grande mecanismo. Ela funciona como uma engrenagem, e, desse modo, todas as peças precisam estar alinhadas para que a engrenagem possa funcionar. Se uma das peças, isto é, se um dos setores/áreas/departamentos da empresa apresentarem qualquer tipo de problema, prejudicam toda a sua estrutura. Assim sendo, a consultoria empresarial, a partir do profissional responsável, tem como objetivo analisar o seu negócio de forma global, e, a partir dessa análise, identifica-se problemas e oportunidades, bem como propõem-se melhorias para que o funcionamento dessa engrenagem seja eficiente. Desse modo, a empresa consegue realinhar suas estratégias e operações, que são necessárias para se chegar ao sucesso pretendido. Nesse sentido, há que se destacar que a consultoria empresarial toma forma a partir de algumas etapas essenciais. Elas são:

  • Diagnóstico: realiza-se o levantamento de dados, analisa-se os processos e propõe-se a análise SWOT;
  • Plano de ação: processo em que se define as ações necessárias, assim como os prazos e responsáveis, a metodologia 5W2H e PDCA;
  • Implementação: na sequência, executa-se as ações, devendo haver o apoio dos gestores;
  • Acompanhamento: período em que realiza-se o monitoramento dos resultados, bem como realiza-se reuniões, revisões e readequações, na medida em que forem necessárias;
  • Conclusão: faz-se a mensuração dos resultados e finaliza-se o contrato.

As consultorias  de gestão empresarial e financeiraAs consultorias  de gestão empresarial e financeira

Os primeiros tipos de consultoria sobre os quais iremos conversar são as de gestão empresarial e de gestão financeira. Sobre a primeira possibilidade, pode-se destacar que, em primeiro lugar, a consultoria poderá ajudar a sua organização como um todo, não apenas um setor específico, e, desse modo, nesse processo, é papel do consultor investigar os métodos de gestão adotados pela sua organização para, após isso, apontar as melhores sugestões para você, gestor. Como ressaltamos, esse tipo de consultoria não se restringe a apenas um setor da empresa, contudo, a consultoria de gestão empresarial poderá identificar os problemas específicos à um setor, e não à empresa como um todo.

Assim, a solução será específica para esse setor. Entretanto, o intuito da consultoria é propor um panorama geral sobre a empresa. A consultoria de gestão financeira é crucial, pois, a gestão financeira é fundamental para a sobrevivência do negócio. É, também, uma das áreas que mais apresenta dificuldades. Assim sendo, é papel do consultor identificar as falhas e apontar as melhorias necessárias à melhora do planejamento financeiro, dos registros de fluxos de caixa, das demonstrações de resultados (DRE) e dos métodos relacionados ao controle financeiro. Nesse sentido, esse tipo de consultoria tem como objetivo ajudar na organização das finanças, pois ela viabiliza o sucesso do negócio.

As consultorias de marketing e recursos humanosAs consultorias de marketing e recursos humanos

Propõe-se, na consultoria de marketing, uma análise profunda do mercado para que seja possível entender melhor o cenário em que o seu negócio atua. Trata-se, portanto, de um estudo sobre a situação atual do negócio. O consultor poderá definir as estratégias mais adequadas para que você melhore o seu posicionamento no mercado, bem como define-se os preços, o portfólio de produtos, o merchandising, a comunicação, os canais de vendas, dentre outros pontos que podem fazer com que a sua empresa se destaque perante a concorrência. Já a consultoria de recursos humanos enfoca nos ganhos relacionados à produtividade, e, assim, o consultor propõe atitudes que possam melhorar o ambiente de trabalho, a satisfação dos colaboradores e a contratação e retenção de talentos. A empresa tenderá a contar com funcionários motivados e alinhados à cultura organizacional.

As consultorias de vendas e logísticaAs consultorias de vendas e logística

Há, também, as consultorias de venda.  Esse tipo de consultoria tem como objetivo aumentar o volume de conversões, o ticket médio, a produtividade dos vendedores, bem como visa-se alavancar a área comercial da empresa, e, para isso, o consultor pode auxiliar na retenção de melhores talentos, ajuda a definir o processo de vendas, treinar os profissionais para melhorar o seu desempenho e cria estratégias para mantê-los motivados. A consultoria logística, por fim, demonstra como a sua companhia pode administrar melhor as suas atividades de compras, estoques e distribuição de produtos.

 Isso é essencial para reduzir custos, aumentar a qualidade dos processos e melhorar a eficiência operacional da organização. Independentemente do tipo de consultoria que você irá adotar, não espere que um dos setores apresenta falhas para contratar um consultor, pois, em muitas das vezes, as empresas são bem sucedidas porque colhem o que plantaram, já que têm uma melhor estrutura para absorver transformações. Invista hoje mesmo para que possa se beneficiar das vantagens que mencionamos ao longo desse post. Apenas tome cuidado para escolher o tipo de consultoria ideal às suas demandas.

Rate this post
Terceiro Setor

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here