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Qual o momento certo para ter consultoria empresarial?

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Em algum momento, a sua empresa enfrentará a necessidade de contratar um serviço de consultoria. Assim sendo, os consultores podem fornecer soluções para os mais diversos tipos de problemas com os quais vocês estão lidando atualmente. Para isso, eles fazem uso de habilidades, estratégias e técnicas que ainda não foram colocadas em prática pela sua companhia. Nesse sentido, cabe ressaltar que existem diferentes tipos de consultoria e cada um deles enfatiza ideias diferentes que podem ser incorporadas ao seu negócio, a depender das suas necessidades mais urgentes. Mas, afinal, você sabe qual é o momento certo de se acionar uma consultoria empresarial? Nesse post, iremos apresentar alguns passos que podem te ajudar a tomar a melhor decisão.

A primeira coisa que você, gestor, precisa manter em mente, é que, em geral, o consultor de negócios irá, junto com você, elaborar uma estratégia a partir de uma espécie de planejamento. Ele será ideal para que você seja capaz de solucionar os problemas. Dessa forma, os consultores podem ajudar a desenvolver uma habilidade comercial, a aumentar o conhecimento, a criar um modelo de negócios, a desenvolver um plano de marketing, a expandir as atividades da empresa, a abrir uma filial, entrar em novos mercados globais, implementar novos sistemas e softwares, planejar a reestruturação da empresa etc. A fim de que você consiga saber qual é o momento ideal, iremos apresentar algumas dicas para que você saiba o momento certo de investir.

Quando devo contratar: aceleramento da gestão de projetos e a flexibilidade das equipesQuando devo contratar: aceleramento da gestão de projetos e a flexibilidade das equipes

A primeira dica que gostaríamos de dar para que você saiba quando é o momento ideal para se contratar a consultoria é saber se, nesse momento, você tem como objetivo acelerar a gestão dos seus projetos. Quando uma companhia possui um projeto que pode aumentar a sua lucratividade, mas que, atualmente, está parado, seja por falta de pessoal ou em razão da falta de conhecimento, e, consequentemente, de experiência, para concluir esse projeto, tem-se um momento propício para a contratação da consultoria empresarial, visto que um consultor de estratégias, nesse processo, irá ajudar você a focar no que é necessário para se chegar à lucratividade pretendida, isto é, irá fornecer os conhecimentos que estavam faltando para concluir esses projetos importantes. 

O segundo momento ideal para se contratar um serviço de consultoria é quando você tem como objetivo tornar as suas equipes mais flexíveis Uma consultoria pode contribuir de forma bastante positiva para que a sua empresa consiga concluir os principais projetos sem que seja necessário assumir um compromisso a longo prazo com a contratação de pessoal. Por exemplo, se você está experimentando um surto de crescimento, antes de contratar novos funcionários, ou, até mesmo, um gerente, questiona se, atualmente, você está experienciando um aumento de vendas a longo prazo ou se é apenas um pico. O consultor irá te ajudar responder essa pergunta, e, desse modo, irá lhe ajudar a gerenciar o aumento das vendas, o que fará com que você economize tempo e dinheiro.

Adotando uma nova perspectiva e economizando dinheiroAdotando uma nova perspectiva e economizando dinheiro

Caso você deseje adotar uma nova perspectiva para o seu negócio, é o momento certo de investir na consultoria. Não existe ferramenta mais poderosa do que a adesão à um novo ponto de vista, e, dessa forma, o consultor de negócios irá propor uma nova perspectiva, e, mais do que isso, irá ajudá-lo a colocar em prática a partir de novas ideias para um projeto, ou, ainda, para a sua empresa como um todo, com vistas a revitalizar e aperfeiçoar certas metodologias e estratégias de gestão que não estão funcionando. Mantenha em mente, também, que pode ser menos caro contratar um serviço de consultoria para o seu projeto do que uma nova equipe de colaboradores (ou, até mesmo, colocar um gerente/funcionário que já faz parte da empresa no projeto). Os consultores externos tendem a ser mais produtivos, uma vez que após realizar o trabalho, não continuará a trabalhar para a companhia.

Empresa crescendo muito e clientes insatisfeitos: como devo agir?Empresa crescendo muito e clientes insatisfeitos: como devo agir?

Os negócios que estão prosperando conseguirão lidar melhor com essa expansão ao considerarem as estratégias propostas pelos consultores. Muitos dos gestores querem saber como planejar o crescimento da companhia, entretanto, quando isso acontece, quais são os caminhos a serem percorridos? Deve-se investir em novos nichos ou abrir filiais? Aprimorar os processos internos ou contratar novos colaboradores para que atendem a alta demanda? Esses questionamentos fazem parte da rotina dos gestores que visualizam o negócio se ampliando, isto é, quando a organização começa a se desenvolver e evoluir de patamar. É justamente nesse momento de prosperidade que a contratação do consultor se torna vantajosa, pois, alguém de fora da empresa poderá projetar a partir de um olhar diferenciando, apresentando, nesse processo, soluções estratégicas, auxiliando o gestor durante essa implementação. Atender todas as sugestões é de suma importância.

Um outro momento ideal para se procurar por um consultor/entidade é quando os seus clientes se encontram desmotivados, frustrados e infelizes com aquilo que tem sido ofertado. A insatisfação da clientela é um problema bastante grave para o seu negócio, e, desse modo, com a consultoria certa, você conseguirá contornar essa situação e deixar os seus clientes mais felizes. Atenção: nem sempre os gestores conseguem identificar os verdadeiros motivos que acarretam essa insatisfação, e, assim, não sabem o que fazer para reverter essa situação. O consultor, nesse sentido, irá observar a rotina da empresa, fará pesquisas com o público, e, após, irá analisar a insatisfação para propor alternativas/soluções. Algumas questões são consideradas como a qualidade do produto/serviço, se as expectativas dos clientes estão sendo atendidas, se o atendimento tem transcorrido da melhor forma, dentre outras questões que irão ajudar o consultor a entender e resolver o problema.

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