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Fundamentos de uma consultoria empresarial

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Em meados do século XX, a consultoria empresarial passou a ganhar o escopo da atividade que conhecemos atualmente. Cabe dizer, também, que, inicialmente, essa prática era mais comum no contexto dos Estados Unidos e da Europa Ocidental. As atividades foram fundamentadas em teorias, com foco na proposição de soluções práticas a partir de técnicas e experiências. Nesse sentido, a consultoria empresarial é constituída, principalmente, por meio da troca de conhecimentos e experiências entre uma pessoa que desempenha o papel de consultor que fornece esses saberes à outra pessoa, que, aqui, é representada pela organização. O profissional em questão tem como objetivo duas atividades essenciais. Elas são o diagnóstico, com vistas a detectar problemas ou identificar oportunidades, e a formulação de soluções necessárias à resolução dos problemas apontados pelo consultor.

Escopo de uma consultoria empresarialEscopo de uma consultoria empresarial

Quando se discute sobre os fundamentos que sustentam a consultoria empresarial, há que se discutir sobre o escopo desse tipo de serviço. No mundo corporativo, ela funciona como um serviço de aconselhamento que resulta na contratação por parte de uma organização de pessoas qualificadas e especializadas. Esses profissionais, de forma objetiva, devem identificar os problemas, analisá-los e encontrar as soluções mais interessantes para que uma oportunidade não seja perdida, bem como para mitigar e eliminar os riscos e problemas identificados. Essas soluções deverão ser implementadas, e, eventualmente, os problemas apontados pelo consultor serão resolvidos. A consultoria empresarial é responsável, ainda, pela estruturação ou reestruturação organizacional, e, para isso, conta-se com o levantamento e análise dos dados da atual situação corporativa, bem como dos processos, métodos e colaboradores.

Etapas de uma consultoria empresarialEtapas de uma consultoria empresarial

Existem algumas etapas que fundamentam e dão legitimidade à consultoria empresarial. A consultoria empresarial pode ser interna ou externa, e, a partir dela, tem-se como intuito a estruturação de um processo, e, como tal, várias etapas devem ser percorridas de forma sequencial, que tomarão forma a partir de um cronograma. Inicia-se com os primeiros contratos e reuniões entre os clientes e consultores até a finalização da consultoria propriamente dita. Visa-se garantir a correta execução dos planos de ações e a qualidade do serviço prestado. Geralmente, divide-se as etapas da seguinte maneira: há a apresentação da consultoria, a negociação do contrato, a realização do diagnóstico, a elaboração de um plano de ação a partir dos resultados do diagnóstico, execução do plano de ação, conclusão da consultoria e monitoramento. Essas etapas serão melhor desmembradas:

  • Apresentação da consultoria: é o primeiro contato do consultor com o cliente. Apresenta-se o portfólio de serviços, as suas referências e os resultados alcançados em trabalhos anteriores. O cliente apresenta ao consultor as suas expectativas em relação à essa parceria;
  • Negociação do contrato: o consultor realiza a proposta da venda e explica todos os pontos e como serão realizadas as etapas. O consultor apenas terá uma ideia do valor a ser negociado e de como as ações serão executadas após a elaboração do plano de ações. O objetivo é explicar e detalhar essa atividades para que o cliente decida ou não contratar;
  • Diagnóstico e elaboração do plano de ação: o consultor realiza uma análise detalhada dos setores e processos organizacionais, isto é, um levantamento dos dados. Recorre-se a ferramentas da administração, como a Análise SWOT, a Matriz GUT, o Diagrama de Pareto ou o Diagrama de Ishikawa. O plano de ação específica as ações a serem desempenhadas e pode ser elaborado por meio do 5W2H ou do Ciclo PDCA;
  • Execução do plano de ações: coloca-se em prática as ações previamente planejadas durante a elaboração do plano. Deve-se ater à três questões: o apoio do alto escalão da empresa, o gerenciamento do processo de mudança e o alinhamento  entre os integrantes da empresa para que a nova cultura organizacional seja colocada em prática. Atenha-se ao cronograma e aos prazos definidos;
  • Conclusão da consultoria: A finalidade principal é deixar a organização pronta para absorver as mudanças realizadas a fim de fazê-las virarem rotinas. É durante a conclusão que o consultor já apresenta os primeiros resultados decorrentes da consultoria, podendo apresentá-los por meio de indicadores de desempenho, demonstrando o “antes” e o “depois” da consultoria. O monitoramento pós-consultoria também é crucial.

Aspectos e categorias da consultoria empresarialAspectos e categorias da consultoria empresarial

Pode-se dividir a consultoria empresarial em quatro categorias essenciais. A primeira delas é a de serviços/produtos. O tipo do serviço/produto irá definir a posição do cliente, bem como os seus desejos e anseios, e, ainda, a forma como ele será cobrado. Há uma diferença entre o consultor interno e externo. Fornecem vantagens distintas. O consultor interno conhece a fundo a organização e o externo possui mais experiência e aceitação. A segunda categoria é a estrutura. Ela pode ser determinada e dividida a partir de fatores como a flexibilidade, a metodologia, o tempo de contratação, a adequação à realidade e o nível de aceitação. Há, nessas categorias, a consultoria personalizada/artesanal (metodologias relacionadas ao ambiente da organização) e pode-se oferecer um pacote (técnicas que podem ser aplicadas em diferentes organizações).

A terceira categoria é a da abrangência. Reflete a amplitude da profundidade do trabalho do consultor. Dentre as características, há o envolvimento do alto escalão, o desenvolvimento e tempo de implementação do projeto, o tempo de contratação e a resistência ao projeto de consultoria. Há a consultoria especializada (que se especializa em um assunto) e a consultoria globalizada (os serviços são oferecidos a empresas de países diferentes). A quarta categoria, por fim, é a da forma de relacionamento. Define-se como a consultoria irá se relacionar com o cliente. Atenta-se ao vínculo empregatício (consultoria interna), formalidade do projeto e as suas necessidades contratuais. Há três tipos de consultores. Eles são o consultor associado (que participa em rede), o autônomo (que trabalha sozinho) e o virtual (que trabalha de forma remota).

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