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Como a consultoria empresarial pode ajudar a sua empresa?

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Começar um negócio é sempre bastante desafiador, contudo, manter essa empresa em funcionamento, na maioria das vezes, é mais difícil. É nesse sentido que a consultoria empresarial pode contribuir com o seu negócio. A consultoria empresarial abrange muito mais do que o produto e/ou serviço que a sua companhia irá oferecer ao cliente, pois, para que a sua organização possa ter sucesso e se manter estável no mercado, é fundamental que haja o planejamento, bem como o capital para continuar a investir. Assim sendo, contar com alguém que pode te ajudar a melhorar a gestão faz com que você consiga identificar os pontos que precisam ser aperfeiçoados, e, assim, a consultoria é vantajosa para qualquer empresa. Com isso, a consultoria empresarial, a cada dia, tem ganhado mais espaço e adentrando no ambiente corporativo, uma vez que ela tem como objetivo ajudar os responsáveis do negócio a se planejarem melhor para que haja um retorno financeiro mais eficiente.

Conhecendo a consultoria empresarialConhecendo a consultoria empresarial

Podemos compreender a consultoria empresarial como um serviço fornecido pelas empresas especializadas, ou, ainda, por profissionais que possuem os conhecimentos necessários para diagnosticar os problemas, bem como para fornecer soluções eficientes para o meio corporativo, isto é, essa empresa ou o profissional irá ajudar você a gerir bem o seu negócio. A consultoria empresarial, na verdade, tem sido oferecida desde a antiguidade, sendo que as pessoas que tinham conhecimento sobre algo davam conselhos e sugestões àqueles que não detinham esse saber. Contudo, a consultoria como um serviço surgiu no final do século XIX e início do século XX, sendo mais predominante no contexto da Inglaterra e dos Estados Unidos, porém, hoje, a prática é bastante comum em nosso país.

Com o surgimento da consultoria empresarial como um serviço, as empresas passaram a ser auxiliadas por pessoas que fornecem dicas para que as atividades por elas desempenhadas sejam desenvolvidas de forma mais eficiente. Nesse sentido, chega um momento em que a companhia precisa de ideias e opiniões que podem fazer com que o seu negócio atinja o sucesso e não fique estagnado. Essas informações favorecem o crescimento da companhia em questão. Quando a empresa não sabe como agir para chegar a esse crescimento, o administrador procura por um especialista que seja capaz de o ajudar a corrigir os erros administrativos, bem como pede, também, ajuda a esse profissional para colocar em prática as estratégias que visam o desenvolvimento da empresa.

Quais são os tipos de consultoria empresarial que posso utilizar?Quais são os tipos de consultoria empresarial que posso utilizar?

A consultoria empresarial pode ser realizada e aplicada em qualquer setor da sua organização. O profissional e/ou entidade contratada são os responsáveis por realizar a consultoria e ela pode ser tanto externa quanto interna. Quando esse profissional presta serviços de consultoria que são exclusivos à uma empresa, tem-se a consultoria interna, normalmente, é bastante comum que esse tipo de consultoria empresarial seja realizada por profissionais que fazem parte da empresa a receber a consultoria. Contudo, por outro lado, há, também, os consultores externos. Esses profissionais prestam serviços eventuais à empresa que pediu pela consultoria. Podem trabalhar por conta própria, ou, ainda, podem fazer parte de uma empresa de consultoria. Ambas as possibilidades são capazes de fazer com que o seu negócio se expanda.

Um pouco mais sobre os consultores internos e externosUm pouco mais sobre os consultores internos e externos

Os consultores internos, geralmente, possuem mais contato, e, consequentemente, conhecimento sobre os procedimentos do setor a receber a consultoria, e, com isso, a proximidade com as pessoas envolvidas, sendo elas colaboradores, fornecedores, clientes e semelhantes é mais próxima. Pode-se citar como exemplo o setor de vendas: o gerente solicita à pessoa que ela dê dicas de melhorias e alternativas que podem ser feitas para melhorar as estratégias de abordagem ao cliente. Nesse sentido, o consultor interno, isto é, a pessoa a quem o gerente pediu ajuda e que já faz parte da empresa terá um grande conhecimento sobre como o setor costuma trabalhar, o que torna a análise da situação mais efetiva.

O consultor externo, por conseguinte, possui um vasto conhecimento também, e, dessa forma, pode auxiliar todos os setores da organização que pediram a ajuda desse profissional/entidade. Há de se frisar, também, que como os consultores externos não trabalham na empresa que solicitou o serviço no dia-a-dia, isto é, o conhecimento sobre o local é tido a partir da observação da rotina dessa empresa por algum tempo, que é breve, esses profissionais são mais neutros em relação à situação na qual a empresa se encontra no momento da consultoria, e, devido à isso, fornece, ao negócio que pede pela consultoria, uma visão ampla e imparcial da gestão atual da companhia.

Como a consultoria contribui para com o crescimento da empresa?Como a consultoria contribui para com o crescimento da empresa?

Há vários pontos que precisam ser aperfeiçoados para que o seu negócio atinja o sucesso. A primeira vantagem fornecida pelo consultor é a proposição de uma nova estrutura financeira para o negócio. Um ponto importante que deve ser analisado é a questão financeira da empresa. Assim sendo, apoiar-se em uma consultoria é crucial para analisar a empresa de forma global, de forma a verificar os gastos desnecessários, e, até mesmo, novos investimentos para melhorar o negócio. Atenção: atentar-se a todas as sugestões do consultor é essencial.

 Caso você deseje expandir a sua empresa, a consultoria também é uma poderosa aliada, pois o profissional irá ajudar você a entender as regras do governo, como leis e impostos, bem como os tributos que devem ser pagos para que você cresça de forma rentável e sustentável. A boa consultoria fomenta, também, o aumento das vendas, pois  ela irá verificar todos os processos de vendas, fazendo com que seja possível vender mais, oferecer novas promoções aos clientes, dentre outras ideias que podem aumentar, significativamente, as suas vendas.

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