tozzi

Dicas para você avaliar uma consultoria empresarial

Compartilhe!

Conteúdo

Para que uma consultoria empresarial possa ser implantada, deve-se, antes, identificar as razões pelas quais o empreendedor está tomando essa decisão, e, assim, pensar em quais são os objetivos ou problemas que o levaram a considerar essa possibilidade é de suma importância, Quando essas respostas se tornam claras, fica mais fácil avaliar o tipo de consultoria que você, enquanto empresa, mais precisa nesse momento. Assim sendo, como você pode imaginar, a qualificação do consultor é o fator mais importante que deve ser considerado e avaliado no momento de escolha. Nesse momento, há duas maneiras necessárias à implantação do serviço, cabe à você escolher. 

Você poderá contratar um consultor ou uma empresa de consultoria terceirizada, ou, ainda, pode criar uma equipe interna na própria empresa para realizar tal função. Atenção: nos dois casos será preciso que os profissionais destinados à essa função tenham um conhecimento amplo sobre a área que receberá a consultoria. Isso é fundamental para o desenvolvimento de um plano de ação eficiente. Se o empreendedor decidiu implantar a consultoria em sua empresa, deve, primeiro, identificar o objetivo que o motivou a realizar um investimento como esse. Em segundo lugar, é necessário buscar por consultores com ampla experiência no segmento que precisa ser aprimorado.

Como escolher uma empresa de consultoria empresarial?Como escolher uma empresa de consultoria empresarial?

Há algumas dicas valiosas que você deve considerar ao avaliar a consultoria empresarial mais adequada ao negócio. Elas são:

  • Investigue a consultoria: análise os trabalhos anteriores, a experiência dessa empresa e a sua reputação, e, ainda, caso seja possível, converse com alguns dos seus clientes;
  • Priorize o valor agregado: as soluções que a consultoria fomenta devem estar à frente de um possível preço baixo;
  • Busque um serviço sólido: empresas que possuem uma trajetória positiva tendem a oferecer diagnósticos mais precisos;
  • Seja claro acerca das suas necessidades: o principal objetivo é assegurar que a consultoria apresente uma solução específica para que o problema da sua companhia seja verdadeiramente solucionado;
  • Alinhamento das expectativas e valores: é de suma importância que a consultoria contratada se encaixe na cultura da sua empresa;

Essas dicas são cruciais para que você, gestor, não perca o foco durante o processo de contratação da entidade/consultor que estão mais alinhados aos seus objetivos atuais, podendo esses visar a correção de problemas e/ou o aproveitamento de oportunidades.

Por que a consultoria empresarial é vantajosa?Por que a consultoria empresarial é vantajosa?

Entender a consultoria como um investimento necessário ao progresso da companhia é de suma importância. Mantenha em mente que a consultoria empresarial é um investimento necessário e não um gasto. É, portanto, um serviço que visa melhorar o desempenho da empresa, de forma a gerar um maior retorno financeiro, bem como mais segurança à gestão. É natural que a liderança não enxergue, com clareza, os problemas da empresa, uma vez que está muito próxima à ela. Isso decorre do fato de que muitas das dificuldades estão diretamente ligadas à gestão. Assim sendo, a consultoria proporciona uma olhar externo, advindo de um profissional que é capaz de analisar e avaliar, de forma neutra, o que está acontecendo na sua empresa e que, portanto, está impossibilitando e inviabilizando o seu crescimento e os bons resultados.

Agregando conhecimento e melhorando a tomada de decisãoAgregando conhecimento e melhorando a tomada de decisão

A eficácia de uma consultoria pode ser analisada, também, a partir da melhora da tomada de decisão e do ato de agregar valor à gestão. Uma vez que o consultor possui conhecimento de mercado, oriundo do contato com as mais diversas empresas, ele pode agregar mais conhecimento ao seu negócio. Nesse sentido, torna-se válido ressaltar que essa é uma forma, inclusive, de você, gestor, ficar atento ao que as outras empresas do mesmo ramo de atuação fazem em seu dia a dia. Assim sendo, o consultor, após analisar o seu cotidiano empresarial, poderá apresentar novas metodologias, práticas e estratégias necessárias para que o seu negócio continue atualizado, e, com isso, competitivo no mercado.

Investir na consultoria é, também, uma forma de melhorar o processo de tomada de decisões. A orientação fornecida por consultores experientes é uma oportunidade para se tomar decisões de forma mais assertiva e precisa. Dessa forma, é uma prática que pode ser bastante proveitosa para os empreendedores iniciantes, que comandam empresas sozinhos. Eles possuem bastante força de vontade, porém, pouca experiência. É válido destacar que qualquer decisão errada pode trazer danos permanentes ao negócio, e, desse modo, é de suma importância apostar na consultoria empresarial, pois se trata de uma maneira de ter mais segurança ao tomar decisões.

O foco nos resultados e a criação do planejamento estratégicoO foco nos resultados e a criação do planejamento estratégico

Deve-se avaliar, também, o planejamento estratégico proposto pela consultoria. Com um turbilhão de tarefas que precisam ser desempenhadas ao longo do dia, é muito comum que os gestores deixem em segundo plano as ações que visam os resultados. Manter contato com o consultor é uma forma de comprometimento com o crescimento, visto que o gestor estará, de forma constante, refletindo a respeito da sua atuação, aberto, portanto, às novas possibilidades de aprimoramento. A criação e/ou manutenção do planejamento estratégico é de suma importância nesse processo. Ter um planejamento estratégico é crucial para a sobrevivência de todo e qualquer tipo de negócio.

Deve ficar claro que é o planejamento estratégico que faz com que a companhia cresça. Contudo, muitas vezes, os gestores não sabem quais são os aspectos necessários para que o negócio alavanque. É aí que o consultor entra em cena. Ele pode guiar as suas ações, bem como orientar e avaliar o desempenho do plano traçado. Atenção: é fundamental que todas as sugestões elencadas pelo consultor sejam lidas, estudadas, analisadas e avaliadas. Geralmente, propõe-se apenas alternativas que são viáveis à realidade do seu negócio, então todas elas são passíveis a serem implementadas, pois avalia-se os recursos disponíveis para essas mudanças.

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Somente hoje! Frete Grátis para todo Brasil!