tozzi

Sistemas da Prefeitura do Rio chegam ao 3º dia fora do ar após ataque hacker

Compartilhe!

Conteúdo

A cidade do Rio de Janeiro segue com problemas causados por um ataque hacker há três dias. Entre os serviços afetados estão a suspensão do atendimento para o CadÚnico nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Mesmo com a suspensão, muita gente que precisa atualizar o cadastro foi até os postos na manhã desta quarta-feira (17) em busca de uma solução.

De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, os demais tipos de atendimento dos CRAS estarão funcionando normalmente, como o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, as ofertas do programa de atenção integral à família, e orientações e serviços de documentação civil, inclusão produtiva e empregabilidade.

A emissão da Nota Carioca, o pagamento do IPTU e do Imposto sobre a transmissão de bens imóveis (ITBI) estão suspensos.

Secretaria Municipal de Fazenda afirma que a arrecadação não deve ser afetada pelo período de paralisação. Os vencimentos dos tributos ocorrem nos primeiros dias úteis do mês e o que for pago após esse período tem o mesmo valor até o último dia útil de agosto.

Os contribuintes do Imposto sobre serviços (ISS) que utilizam o sistema da Nota Carioca podem emitir um Recibo provisório de serviço (RPS), obtido virtualmente ou em papelarias, e realizar a substituição posteriormente.

De acordo com mensagem do prefeito Eduardo Paes nas redes sociais, a Secretaria de Fazenda irá publicar uma resolução em que não vai considerar como dias úteis os dias de paralisação.

“A prefeitura pede a compreensão dos cariocas e ressalta que os servidores da Iplan [Empresa de informática da prefeitura] trabalham para que o sistema volte a sua normalidade o mais rápido possível”, disse Paes.

Na área da saúde, os números da Covid no município estão sem atualização.

Outro problema é que os pedidos de consulta e exames em algumas unidades da rede de saúde da prefeitura não estão sendo inseridos nos sistemas de regulação. As unidades de emergência estão usando prontuários de papel até a solução do problema.

Fonte: g1

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Somente hoje! Frete Grátis para todo Brasil!