Está aberta a temporada de entrega da Relação Anual de Informações Sociais 2018 (Rais, ano-base 2018). O prazo para envio das informações vai até 5 de abril. Para as empresas ou órgãos da Administração Pública com 11 ou mais funcionários, é necessário o uso de um Certificado Digital ICP-Brasil para transmitir a declaração.  “O uso dessa tecnologia garante a segurança e autenticidade do processo. Como o Certificado assegura a identidade e confere integridade às informações, os órgãos públicos optaram por esse meio para legitimar a declaração”, explica o diretor de Varejo e Canais da Certisign, Leonardo Gonçalves.

De acordo com Gonçalves, é preciso ficar atento ao prazo de validade do Certificado Digital, que tem uma data de expiração. Assim, se for o caso, é necessário renová-lo em tempo, pois o atraso do envio da Rais pode gerar multa. “Estamos falando de uma identidade digital, ou seja, é igual a uma CNH ou um passaporte, por isso existe a necessidade da renovação. Para que não haja nenhum imprevisto na entrega dessa e demais declarações, vale a pena conferir se o Certificado está dentro do prazo de validade”, alerta Gonçalves.

Tipo de certificado

Para transmitir o formulário, é preciso o Certificado Digital de pessoa jurídica (e-CNPJ), emitido em nome do estabelecimento, ou o Cerificado Digital do responsável pela entrega da declaração, sendo que este pode ser um e-CPF ou um e-CNPJ.

Fonte: SpedNews

http://www.spednews.com.br/prazo-para-entrega-da-rais-esta-correndo/?utm_source=SPEDNews+%7C+Newsletters&utm_campaign=e036dd57fb-RSS_EMAIL_CAMPAIGN&utm_medium=email&utm_term=0_1384d844f3-e036dd57fb-18197197

Terceiro Setor

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here