A partir da ferramenta, também é possível acessar o mapa da rede de assistência social próxima ao cidadão

Brasília – Para facilitar o acesso da população aos programas sociais, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) mantém um portal online que reúne informações sobre os serviços prestados pelo órgão. Um dos destaques da plataforma digital é a disponibilização dos dados em formato georreferenciado, ou seja, a partir dela é possível acessar o mapa dos locais onde as atividades são oferecidas.

O portal foi intitulado Mapa de Oportunidades e Serviços Públicos (Mops) e traz a localização da rede de assistência social próxima ao cidadão, como os Centros de Assistência Social (CRAS), escolas, postos de saúde, conselhos tutelares, telecentros e distribuidoras de energia elétrica. No Mops, estão disponíveis ainda informações sobre as oportunidades oferecidas na área de inclusão digital e formação profissional pelo Plano Progredir.

De acordo com o coordenador-geral de Inteligência Informacional da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi), Carlos Henrique Santana, a plataforma pode auxiliar gestores e técnicos da assistência social a orientarem a população de baixa renda no atendimento de suas necessidades, como o acesso a direitos e a busca por oportunidades de inclusão produtiva. “O objetivo do Mops é reunir em um só lugar o material que está espalhado em diversos sites e que facilita a vida da população”, destaca ele.

Disponível há cinco anos, recentemente o portal passou por uma reformulação com o objetivo de garantir que os serviços sejam encontrados com facilidade. Com a atualização, as informações geradas pelo sistema também irão fornecer dados importantes para a formulação dos programas sociais.

Segundo o coordenador, o Mops consegue identificar focos de populações em extrema pobreza e qual serviço elas necessitam. “A ferramenta verifica no mapa do município que existe uma grande quantidade de crianças de 0 a 6 anos e que ali seria viável a implantação de uma política pública, uma creche, uma escola de educação infantil, por exemplo”, ressalta Santana.

Facilidade – Para cada serviço ou equipamento público, o Mops lista todos os itens encontrados e permite a sua visualização no mapa do município. Há ainda a opção que permite ocultar ou exibir equipamentos, controlando a sua visualização no mapa.

Na aba Oportunidades estão disponíveis os cursos ofertados no município pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), vagas de trabalho pelo Site Nacional de Empregos (Sine), espaços para divulgação de informes locais, oportunidades ou cursos de qualificação profissional e informes federais.

Já em “Portais Relacionados” é possível encontrar informações e páginas ligadas ao desenvolvimento dos trabalhadores e às oportunidades de geração de emprego e renda, tais como: Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (MEC), Portal Mais Emprego (MTE), Portal do Microempreendedor Individual (Sebrae), Microcrédito Crescer (CEF) e consultas relativas ao seguro-desemprego.

Progredir – O Plano Progredir prevê a oferta de até R$ 3 bilhões anuais em microcrédito, por meio de parcerias com instituições financeiras para fortalecer pequenos negócios. A estratégia contará ainda com assistência técnica para autônomos em todo o país, além de ações de inclusão digital e educação financeira. Também serão ofertadas cerca de 1 milhão de vagas em cursos de qualificação profissional.

Fonte: Orzil

https://www.orzil.org/noticias/plataforma-digital-reune-informacoes-de-servicos-para-a-populacao/

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Fundador e principal executivo da Tozzi Associados, José Alberto Tozzi é um estudioso e um dos mais requisitados especialistas em “gestão e profissionalização de entidades do Terceiro Setor”. É diretor da Associação dos alunos e ex-alunos dos MBAs da USP – entidade focada na pesquisa de soluções para o Terceiro Setor. É formado em administração de empresas pela FGV e em ciências contábeis – com pós-graduação em análise de sistemas e MBA executivo internacional – pela USP. Contador e auditor licenciado pela CVM, adquiriu experiência nas áreas de auditoria, consultoria, administração contábil, financeira, fiscal, informática, suprimentos e recursos humanos como diretor em empresas de grande porte. Já ministrou dezenas de cursos, palestras e workshops sobre “ gestão e profissionalização de entidades do Terceiro Setor ”. Veja os principais: Instrutor: • Gestão Eficaz de Recursos Financeiros – GESC da Associação dos Alunos e Ex Alunos do MBA da USP – 20 horas aula. • Controladoria e Gestão para Organizações do Terceiro Setor – Tozzi Associados – 20 horas aula. • Curso de Planejamento Legal e Contábil das Gratuidades da Entidade Beneficente – Econômica Desenvolvimento Empresarial. – 16 horas aula. Palestrante: • Simpósio de Contabilidade do Terceiro Setor – Econômica Desenvolvimento Empresarial • Seminário de Capacitação Gerencial – Instituto WCF Brasil • Balanço Social – Congresso Brasileiro de Ações Sociais Corporativas, Governamentais e não Governamentais. • Controladoria e Gestão para Organizações do Terceiro Setor – Abrinq Programa Nossas Crianças • Gestão do Processo de Captação de Recursos – Dearo • Gestão de Entidades do Terceiro Setor – Conselho Municipal de Assistência Social – Barueri SIGRATS Parceiro no desenvolvimento da Solução de Gerenciamento Integrado da Atividade Social (responsável pela parte contábil e financeira).

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