tozzi

Pesquisa revela quais são as tendências da comunicação para o terceiro setor em 2019

Compartilhe!

Conteúdo

Instituto Nossa Causa, organização da sociedade civil (OSC) que democratiza conhecimento sobre questões sociais, em parceria com mais 16 organizações, divulgou na segunda quinzena de junho, a pesquisa sobre o cenário da comunicação no terceiro setor 2019, com o objetivo de apresentar práticas e percepções das organizações da sociedade civil do Brasil sobre comunicação e marketing nesta esfera social. A pesquisa aconteceu entre 12 de fevereiro a 15 de abril de 2019, por meio de um questionário online estruturado com 58 perguntas, separadas em cinco blocos (organização, investimento, ferramentas, percepções e dados pessoais) e coletou dados de 414 OSCs brasileiras de 23 estados mais o Distrito Federal.

De acordo com a pesquisa, as tendências de comunicação e marketing para o terceiro setor, em 2019, foram redes sociais (14%), foco nas estratégias digitas (7%) e produção de conteúdo de qualidade (4,5%). A profissionalização aparece em quinto lugar (3%), atrás de produção audiovisual (3,9%), um dado preocupante, pois percebem-se a inconsistência e incoerência do terceiro setor em perceber a importância da comunicação e marketing, mas não investirem nesta área por possíveis obstáculos financeiros.

 

Em 50% das organizações, a área de comunicação é composta por somente uma pessoa, 15% não têm alguém responsável e outros 15% têm uma equipe de voluntários.

A pesquisa demonstra que 17,5% da amostra relata que uma mesma pessoa acumula os cargos de comunicação, marketing e captação de recursos, e 7% acumula responsabilidades da presidência e de comunicação e marketing.
Sobre investimentos, em 2018, 55% das OSCs investiram na área e destes 85% pretendem investir mais este ano.
No quesito práticas de comunicação e marketing, 82% das organizações têm um site próprio e 93% estão nas redes sociais: Facebook (98%), Instagram (78%) e Youtube (56%). Um dado curioso, pois a maioria possui mais páginas no Facebook (uma mídia não própria e de muitas incertezas) em detrimento de um site próprio (o que lhe pode conferir uma imagem institucional séria e relevante).
Conforme a pesquisa revela, as principais necessidades de comunicação e marketing dentro das OSCs são recursos humanos para a execução das atividades (15%) e uma campanha para captação de recursos (15%).
Em uma escala de 1 a 5 pontos, em que 1 representava “nada importante” e 5 “muito importante”, em relação a importância da comunicação e marketing, a pontuação média foi de 4,1 pontos, ou seja, 47% consideram a área “muito importante”.
Por fim, a percepção da influência da comunicação na geração de impacto social teve 3,9 pontos em relação a sua influência na captação de recursos, que teve pontuação de 3,7, utilizando uma escala de 5 pontos, sendo 1 “não influencia” e 5 “influencia muito”.
Portanto, este é o cenário para 2019, que pode ser melhorado em alguns quesitos com o compartilhamento de experiências e construção coletiva de conhecimentos. Acompanhe este blog e nossas mídias sociais e fique por dentro das melhores práticas de comunicação no terceiro setor.A pesquisa completa você confere no link abaixo

https://materiais.nossacausa.com/pesquisa-cenario-comunicacao?utm_campaign=lancamento_pesquisa_comunicacao&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

A pesquisa contou com as parcerias: Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR)Agência Pauta SocialDePropósito ComunicaçãoDoareGrupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife)Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICOM Floripa)Ink InspiraInstituto Clima e SociedadeInstituto FilantropiaInstituto Grupo Paranaense de Comunicação (Instituto GRPCOM),Instituto LegadoPauta – Assessoria ContábilPeacelabsTrackmobSocial Good Brasil e ESPM Social.

Sobre o Instituto Nossa Causa

Organização da sociedade civil que tem a missão de potencializar o impacto e a consciência social de pessoas e organizações através do conhecimento e da comunicação. Acredita no poder de colaborar para a transformação social e, também, na criação de soluções positivas para a comunidade, gerando valor para quem apoia. O instituto cria conteúdos de valor que geram impacto para formação de agentes de transformação social, oferece treinamentos, compartilhando seu conhecimento com cursos e palestras sobre marketing de impacto, e cria projetos e incubadoras de projetos de equipe e parceiros sociais que geram impacto para a sociedade.
Fonte: Gecom
Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Somente hoje! Frete Grátis para todo Brasil!