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Pesquisa revela quais são as tendências da comunicação para o terceiro setor em 2019

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Instituto Nossa Causa, organização da sociedade civil (OSC) que democratiza conhecimento sobre questões sociais, em parceria com mais 16 organizações, divulgou na segunda quinzena de junho, a pesquisa sobre o cenário da comunicação no terceiro setor 2019, com o objetivo de apresentar práticas e percepções das organizações da sociedade civil do Brasil sobre comunicação e marketing nesta esfera social. A pesquisa aconteceu entre 12 de fevereiro a 15 de abril de 2019, por meio de um questionário online estruturado com 58 perguntas, separadas em cinco blocos (organização, investimento, ferramentas, percepções e dados pessoais) e coletou dados de 414 OSCs brasileiras de 23 estados mais o Distrito Federal.

De acordo com a pesquisa, as tendências de comunicação e marketing para o terceiro setor, em 2019, foram redes sociais (14%), foco nas estratégias digitas (7%) e produção de conteúdo de qualidade (4,5%). A profissionalização aparece em quinto lugar (3%), atrás de produção audiovisual (3,9%), um dado preocupante, pois percebem-se a inconsistência e incoerência do terceiro setor em perceber a importância da comunicação e marketing, mas não investirem nesta área por possíveis obstáculos financeiros.

 

Em 50% das organizações, a área de comunicação é composta por somente uma pessoa, 15% não têm alguém responsável e outros 15% têm uma equipe de voluntários.

A pesquisa demonstra que 17,5% da amostra relata que uma mesma pessoa acumula os cargos de comunicação, marketing e captação de recursos, e 7% acumula responsabilidades da presidência e de comunicação e marketing.
Sobre investimentos, em 2018, 55% das OSCs investiram na área e destes 85% pretendem investir mais este ano.
No quesito práticas de comunicação e marketing, 82% das organizações têm um site próprio e 93% estão nas redes sociais: Facebook (98%), Instagram (78%) e Youtube (56%). Um dado curioso, pois a maioria possui mais páginas no Facebook (uma mídia não própria e de muitas incertezas) em detrimento de um site próprio (o que lhe pode conferir uma imagem institucional séria e relevante).
Conforme a pesquisa revela, as principais necessidades de comunicação e marketing dentro das OSCs são recursos humanos para a execução das atividades (15%) e uma campanha para captação de recursos (15%).
Em uma escala de 1 a 5 pontos, em que 1 representava “nada importante” e 5 “muito importante”, em relação a importância da comunicação e marketing, a pontuação média foi de 4,1 pontos, ou seja, 47% consideram a área “muito importante”.
Por fim, a percepção da influência da comunicação na geração de impacto social teve 3,9 pontos em relação a sua influência na captação de recursos, que teve pontuação de 3,7, utilizando uma escala de 5 pontos, sendo 1 “não influencia” e 5 “influencia muito”.
Portanto, este é o cenário para 2019, que pode ser melhorado em alguns quesitos com o compartilhamento de experiências e construção coletiva de conhecimentos. Acompanhe este blog e nossas mídias sociais e fique por dentro das melhores práticas de comunicação no terceiro setor.A pesquisa completa você confere no link abaixo

https://materiais.nossacausa.com/pesquisa-cenario-comunicacao?utm_campaign=lancamento_pesquisa_comunicacao&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

A pesquisa contou com as parcerias: Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR)Agência Pauta SocialDePropósito ComunicaçãoDoareGrupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife)Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICOM Floripa)Ink InspiraInstituto Clima e SociedadeInstituto FilantropiaInstituto Grupo Paranaense de Comunicação (Instituto GRPCOM),Instituto LegadoPauta – Assessoria ContábilPeacelabsTrackmobSocial Good Brasil e ESPM Social.

Sobre o Instituto Nossa Causa

Organização da sociedade civil que tem a missão de potencializar o impacto e a consciência social de pessoas e organizações através do conhecimento e da comunicação. Acredita no poder de colaborar para a transformação social e, também, na criação de soluções positivas para a comunidade, gerando valor para quem apoia. O instituto cria conteúdos de valor que geram impacto para formação de agentes de transformação social, oferece treinamentos, compartilhando seu conhecimento com cursos e palestras sobre marketing de impacto, e cria projetos e incubadoras de projetos de equipe e parceiros sociais que geram impacto para a sociedade.
Fonte: Gecom
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