Compartilhe!

Conteúdo

Com o objetivo de mapear a capacidade criativa e empreendedora das OSCs e entender a relação entre o terceiro setor e negócios de impacto, o CEATs (FEA/USP) lançou, em parceria com o  Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e a Ashoka, a pesquisa “Lições da prática: reflexões sobre os elos entre OSC e negócios de impacto socioambientais”.

O estudo, conduzido pelas professoras da FEA-USP, Rosa Maria Fischer e Graziella Comini, constata que existe um ambiente propício para implementação de iniciativas de mercado no âmbito das OCSs. Para chegar a esta conclusão, foram realizadas 12 entrevistas em profundidade, um workshop e o mapeamento com 50 lideranças de OSCs de diferentes setores que já haviam implementado algum tipo de experiência de geração de receita em suas organizações.

Segundo a pesquisa, parte dessas OSCs já pilotam experiências, outras intensificam atividades de geração de receita e outras ainda desenvolvem seus modelos de negócios. Existem também as organizações que já nasceram com uma lógica híbrida (gerar impacto e ser rentável). Apesar das diferenças entre as organizações, o consenso existe: todas devem se preocupar em tomar decisões pautadas em critérios socioambientais e econômicos, a fim de garantir a sobrevivência no longo prazo.

Dentre os desafios enfrentados, destacam-se a dificuldade em desenvolver um modelo de negócios estruturado; a falta de compreensão de terminologias do mundo dos negócios; a inexistência de investimento semente para testar modelos inovadores; e, sobretudo, o risco (e medo) de se desvirtuar da missão.

Já as motivações vão desde a atual dificuldade de captação de recursos, o desejo em sair da lógica do projeto de curto prazo e a demanda de prestação de serviços por potenciais clientes.

De acordo com o estudo, seja qual for o modelo adotado pela organização, a missão institucional da organização deve sempre nortear as ações e inovações. Diferente do senso comum relacionado à lógica de mercado, a pesquisa aponta que esta é uma oportunidade para as OSCs demonstrarem que é possível atuar em um contexto competitivo com valores e princípios voltados para a colaboração, transformação positiva e responsabilidade socioambiental.

Fonte: GIFE

Pesquisa mapeia conexões entre OSCs e negócios de impacto

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Somente hoje! Frete Grátis para todo Brasil!

Tozzi – Gestão com Resultados
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.