tozzi

Organizações da Sociedade Civil crescem 7,8%, aponta Mapa das OSCs

Compartilhe!

Conteúdo

O Brasil tem 879.326 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) ativas, de acordo com os dados atualizados do Mapa das OSCs. A plataforma foi desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), para mapear e divulgar informações sobre as OSCs brasileiras.

O número se refere à versão de 2023 do Mapa, e representa um aumento de 7,8% em relação a 2021, quando foram identificadas 815.677 organizações.

As regiões que registraram os maiores crescimentos de presença de OSCs foram Centro-Oeste (11%) e Norte (9,9%). Na sequência, aparecem Sudeste (8,1%), Nordeste (7,1%) e, com o menor aumento, a região Sul (5,9%). São Paulo se manteve como o estado com o maior número de OSCs.

“Saúde” foi a finalidade de atuação com maior incremento entre as OSCs (145,6%), seguida por “Associações Patronais e Profissionais” (30,8%). “Desenvolvimento e Defesa de Direitos e Interesses” e “Religião” se mantiveram como as áreas com maior quantidade de OSCs no país, cada uma com pouco mais de 30% do total.

Para realizar o mapeamento, a plataforma recorreu aos CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) ativos, disponibilizados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil.

O levantamento é realizado por pesquisadores do Ipea e colaboradores de diversas instituições acadêmicas e governamentais. O objetivo é dar transparência à atuação das OSCs; informar sobre a importância e diversidade de projetos conduzidos por essas organizações; disponibilizar dados e fomentar pesquisas; e apoiar os gestores públicos a tomarem decisões sobre políticas públicas.

 

Fonte: GIFE

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Somente hoje! Frete Grátis para todo Brasil!