tozzi

Faculdade oferece tratamento odontológico para pacientes com necessidades especiais

Compartilhe!

Conteúdo

Um projeto mais do que especial é o da Faculdade São Leopoldo Mandic disposta a oferecer tratamento odontológico para pessoas com necessidades especiais. Foi em 2002 que tudo aconteceu quando a especialidade de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais foi reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia.

Assim, já no ano seguinte a Faculdade de Campinas iniciou a primeira turma do curso de pós-graduação em Especialização em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais. Além disso, a disciplina ‘Atendimento aos Pacientes com Necessidades Especiais’ também foi adicionada a graduação. “No ambulatório são atendidos pacientes de todas as idades e vertentes da especialidade, isto é, tanto os pacientes neurológicos (deficiência intelectual, paralisia cerebral, cegos, surdos, autistas…) como também os sistêmicos (cardiopatas, diabéticos, renais, oncológicos, lúpus…,. entre outros)”, revela a Dra. Tatiane Marenga, coordenadora do curso de pós-graduação.

Para poder realizar o atendimento, a Dra. revela que é necessário ter bastante treinamento e técnica. “No ambulatório são atendidos pacientes de todas as idades e vertentes da especialidade, isto é, tanto os pacientes neurológicos (deficiência intelectual, paralisia cerebral, cegos, surdos, autistas…) como também os sistêmicos (cardiopatas, diabéticos, renais, oncológicos, lúpus…,. entre outros)”, conta ela. Além disso, esse tratamento totalmente gratuito não ajuda somente na saúde dental como também promove um bem-estar muito maior na vida dessas pessoas e de seus familiares.

“Em se tratando dos pacientes neurológicos sempre é mais difícil no início até conseguirmos a ambientação e a criação do vínculo do paciente conosco. Depois vai ficando cada vez mais prazeroso esse convívio e o mais importante de tudo isso é saber que ao final do tratamento estamos restabelecendo uma situação de saúde bucal que auxiliará na saúde geral do paciente”, revela.

Faculdade oferece tratamento odontológico pacientes necessidades especiais

Segundo Tatiane, o sentimento incrível de poder prestar auxílio para cada uma dessas pessoas é simplesmente inexplicável. Para ela, é um jeito de juntar o que ela mais gosta de fazer, exercendo sua profissão, com o prazer de poder ajudar quem mais precisa. Sem falar que, vendo como os pacientes se renovam durante e após o tratamento é realmente satisfatório. Como mãe ela entende como muitas que levam seus filhos para o tratamento se sentem. “Como mãe digo que o nosso maior presente é ver o nosso filho(a) feliz e saudável. Acredito que essa deva ser também a sentimento das mães que participam do nosso atendimento na SLMandic Campinas, e muitas delas há 15 anos, confiando o atendimento dos seus filhos a nossa equipe de formação e aos nossos alunos de pós-graduação”, diz ela.

Mas o que dizer de um projeto que, antes visto como um sonho distante, virou realidade? “Este projeto foi um sonho da nossa equipe Special Group que se tornou realidade graças ao incentivo e subsídio da SLMandic Campinas que nunca mediu esforços e nem custos para a implantação e manutenção do serviço a população. Hoje recebemos pacientes não só de Campinas e região, mas sim, de todo o estado de São Paulo até o sul de Minas para receber o tratamento Odontológico”, revela a Dra.

Para Tatiane, a ideia que eles começaram a desenvolver na Faculdade deveria, sem sombra de dúvida, ser agregada a outras faculdades. “Mais lugares como a Faculdade SLMandic que comprometam e possam fornecer um tratamento digno, gratuito e de qualidade para esses pacientes que já sofrem de tantas enfermidades”, conta.

Fonte: Razões para acreditar

https://razoesparaacreditar.com/saude/faculdade-tratamento-pacientes/

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Somente hoje! Frete Grátis para todo Brasil!