tozzi

Quais tipos de auditoria podem ser feitos?

Compartilhe!

Conteúdo

O termo auditoria deriva do inglês “to audit”. Tem-se como objetivo examinar, ajustar, corrigir e certificar algo. Desse modo, pode-se afirmar que o papel da auditoria é o de examinar alguma coisa. A auditoria visa identificar os acontecimentos que, de alguma forma, podem interferir no patrimônio do seu negócio, e, assim, a auditoria no contexto contábil examina e certifica a veracidade dos lançamentos contábeis e realizados pela equipe contábil. A auditoria serve, ainda, para comprovar se os fatos e operações realizados pela empresa estão corretamente reconhecidos na contabilidade. Essa ciência, em termos práticos, tem como objetivo avaliar se os procedimentos estão de acordo com os dispositivos legais, e, também, indica caminhos para que a sua empresa chegue a resultados mais satisfatórios. Reunimos, nesse post, alguns dos principais tipos de auditoria e as suas principais características.

O que é auditoria contábil?O que é auditoria contábil?

A auditoria contábil nada mais é do que a análise do patrimônio da empresa, e, desse modo, a auditoria, a partir de uma análise minuciosa e detalhada, confere se o patrimônio do seu negócio têm sido gestado de acordo com as diretrizes estabelecidas pela sua organização. A partir da análise é possível, ainda, averiguar se as ações desempenhadas estão condizentes com os princípios contábeis. Os resultados dessa auditoria apontarão os processos necessários para uma melhoria nos níveis de controles internos da empresa. 

Além disso, com a análise dos documentos contábeis, é possível, também, conferir se as contas das demonstrações contábeis são compatíveis com a situação financeira, econômica e patrimonial do seu negócio. A partir de técnicas e procedimentos específicos, o analista é capaz de verificar se os registros contábeis estão em ordem e como estão os controles internos de sua empresa. Pode-se, ainda, identificar eventos que tenham comprometido o patrimônio da empresa a partir do exame dos registros contábeis.

O que é auditoria financeira?O que é auditoria financeira?

A auditoria financeira trabalha com valores, e, desse modo, garante que os valores detectados sejam compatíveis com os saldos registrados nos extratos bancários, assim como nos registros contábeis e no boletim de caixa. Em razão disso, o auditor, nessa modalidade, analisa toda a movimentação financeira da empresa, tendo como objetivo, por exemplo, conferir se o dinheiro está sendo aplicado da melhor forma e se o departamento financeiro da sua organização tem executado suas funções da melhor forma possível. Verifica-se, ainda, a existência de fraudes e possíveis irregularidades relacionadas aos aspectos financeiros. Esse tipo de auditoria visa, então, certificar os números apresentados nas demonstrações contábeis, proporcionando uma maior confiabilidade nas demonstrações que são disponibilizadas para o público externo. 

O que é analisado na auditoria financeira?O que é analisado na auditoria financeira? 

A fim de que a auditoria possa ser eficiente realiza-se checagens dos diferentes processos do departamento, examinando dentre outras coisas, as transferências bancárias, o pagamento dos fornecedores, as conciliações etc , visando identificar possíveis desvios nos procedimentos estabelecidos pela organização, no que se refere às normas e procedimentos a serem seguidos.  Dentre os principais benefícios desse tipo de auditoria pode-se citar a eficiência do controle financeiro, impede-se ações que podem comprometer o caixa da empresa, contribui-se para que as leis fiscais sejam respeitadas, garante-se uma maior segurança nos controles internos e, ainda, apresenta-se soluções mais apropriadas, como, por exemplo, a implementação de um sistema de gestão financeira.

O que é auditoria fiscal e tributária?

O que é auditoria fiscal e tributária?

Uma outra possibilidade de auditoria é a fiscal e tributária. Nessa modalidade a principal tarefa é garantir que as obrigações tributárias da sua empresa estão sendo cumpridas de acordo com a legislação vigente, e, dessa forma, analisa-se os aspectos fiscais e tudo o que envolve a gestão administrativa do seu negócio. A auditoria fiscal apresenta soluções para que erros tributários sejam evitados, e, além disso, visto que fomenta um controle mais adequado, em consonância com os procedimentos para apuração dos impostos devidos, esse tipo de auditoria pode, também, identificar oportunidades para redução da carga tributária , e até a recuperação dos impostos pagos.

 Uma das características da legislação tributária brasileira é a sua complexidade, e, desse modo, sem um bom controle das questões legais, o seu negócio pode ser um alvo fácil para a alta carga tributária, o que implica maiores dificuldades para exercer as atividades. Desta forma, uma auditoria na área tributária, pode proporcionar um conforto aos gestores quanto a apuração correta dos impostos devidos.

O que é auditoria de gestão?

O que é auditoria de gestão?

A auditoria de gestão nada mais é do que uma ferramenta que tem como objetivo, avaliar riscos, verificar em que medida que os recursos colocados à disposição dos gestores, estão sendo aplicados com maior eficiência, economicidade e eficácia. Esse tipo de auditoria tem como escopo avaliar se as suas metas e objetivos estão sendo alcançados, e, assim, considera-se, nessa análise, departamentos distintos, assim como as atividades nele desempenhadas, os sistemas empregados, os controles, as funções e as operações.

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Somente hoje! Frete Grátis para todo Brasil!