tozzi

Empresa e auditoria: como contratar?

Compartilhe!

Conteúdo

Atualmente, é muito comum que as empresas, cada vez mais, demandem por segurança e transparência no que fazem. São essas práticas que asseguram a sua sobrevivência, rentabilidade e, ainda, proporcionam confiabilidade entre acionistas, fornecedores e clientes. A auditoria apresentará, a partir de um levantamento, a análise dos pontos críticos da sua empresa, isto é, que precisam ser melhorados para que o seu negócio alcance resultados mais satisfatórios. Esses pontos levados em consideração são os aspectos contábeis, tributários, financeiros e jurídicos, dentre outras questões que podem auferir uma melhor qualidade à sua gestão. Busca-se, portanto, a adequação, a segurança e a transparência dos procedimentos em todos os setores e departamentos que dão vida à sua organização. Nesse sentido, esse post irá apresentar algumas dicas relacionadas à como contratar uma auditoria e o que levar em consideração.

Como saber se é o momento certo para se acionar a auditoria?Como saber se é o momento certo para se acionar a auditoria?

Há um estigma de que a auditoria serve, apenas, para fiscalizar e identificar inconsistências e ou erros, contudo, ela não se restringe apenas a isso. Mesmo em períodos em que a empresa tenha obtido uma boa performance, isto é, quando tudo, aparentemente, está em “perfeito estado”, a auditoria é uma ferramenta útil, pois é uma forma de se garantir que os controles internos são adequados nos processos realizados pela empresa, e que ela não está incorrendo em riscos, que possam comprometer o seu resultado. Independentemente do porte da empresa, a auditoria é requerida, pois é apenas a partir dela que se pode identificar os pontos críticos do seu negócio.

A transparência das informações: como torná-las mais claras?A transparência das informações: como torná-las mais claras?

É o momento certo de se acionar a auditoria caso detecte-se que as informações fornecidas por um ou mais setores da sua empresa são pouco claras e inconsistentes. A auditoria utiliza-se de um conjunto de técnicas e procedimentos que tem por objetivo validar as demonstrações contábeis, levando em consideração os níveis de controle interno para cada processo realizado na empresa, comprovando a sua eficiência e eficácia.

Neste trabalho são avaliados como os processos são executados e se eles seguem as normas e procedimentos previamente estipulados. As não conformidades são identificadas, e os problemas potenciais são levantados e comunicados aos gestores, para que sejam solucionados tempestivamente. 

 Adotando esta prática, a transparência das informações fica preservada, e os gestores recebem uma certificação de que os processos estão sendo executados de forma adequada.

O que considerar ao aceitar que o seu negócio precisa de uma auditoria?O que considerar ao aceitar que o seu negócio precisa de uma auditoria?

A auditoria pode ser aplicada em diversas áreas, como, por exemplo, na esfera contábil, financeira, tributária, etc. Contudo, deve ficar claro que, independentemente da área em que essa auditoria será aplicada, ela é capaz de promover benefícios significativos ao seu negócio. Algumas questões podem guiar o seu processo de tomada de decisão ao escolher o tipo de auditoria a ser empregada e o que ela irá analisar. São, também, algumas das vantagens que essa ferramenta propicia ao seu negócio:

  1. A auditoria propicia a identificação e eliminação de falhas e pontos fracos;
  2. É possível amenizar/extinguir os pontos críticos do negócio;
  3. Pode-se criar controles e relatórios internos mais eficazes e transparentes;
  4. Consegue-se implementar boas práticas necessárias ao sucesso do seu negócio.

Escolher por uma auditoria que considere, de forma atenta e detalhada, tais características, é primordial. Caso você não possua pessoal qualificado para realizar esse tipo de análise, o ideal é que você acione uma auditoria externa. Leve sempre em consideração que o processo de auditoria precisa ser implementado com seriedade, e, desse modo, todo o seu quadro de funcionários precisa estar comprometido e disposto a colaborar com o auditor, que, por sua vez, não deve ser compreendido como um mero fiscal, mas sim como um parceiro que tem como escopo tornar os procedimentos realizados nos mais diversos setores da sua empresa mais eficientes, transparentes e em conformidade com as regulamentações contábeis, tributárias e jurídicas.

Pontos-chaves a serem analisados antes de contratar a auditoriaPontos-chaves a serem analisados antes de contratar a auditoria

Existem alguns elementos cruciais que poderão te ajudar a ponderar melhor antes de escolher pela auditoria que melhor se encaixa no escopo da sua empresa. Eles são:

  1. Registro: antes de contratar uma auditoria ou um profissional que seja especialista na área é crucial que você se certifique de que essa empresa ou pessoa possui competência técnica para exercer essa função;
  2. Experiência: caso a empresa ou profissional possua o devido registro, a sua experiência já se encontra comprovada, contudo, avalie os seus trabalhos anteriores. Solicite referências e, se necessário, entre em contato com outras empresas que também acionaram essa auditoria;
  3. Estrutura: avaliar a estrutura oferecida pelo auditor é essencial, pois o conhecimento multidisciplinar e o bom uso da tecnologia é fundamental à uma boa análise. 

Com isso, pode-se concluir que a auditoria é um trabalho complexo e que pode ser aplicado a setores específicos do seu negócio ou na empresa como um todo. É fundamental que se conheça o trabalho do auditor antes que ele seja contratado, pois assim ficará muito mais fácil avaliar se a auditoria ou o profissional a ser contratado poderão ajudar o seu negócio a obter uma melhor performance. 

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Somente hoje! Frete Grátis para todo Brasil!