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Aspectos para você considerar antes de contratar uma Empresa de Auditoria

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A auditoria é bastante importante para a organização e estruturação dos processos da sua empresa. A auditoria ajuda você, gestor, a desenvolver e a controlar o seu negócio. Caso você pretenda acionar uma auditoria externa para apresentar as soluções para que a sua empresa volte a prosperar, é preciso escolher por aquelas que  são confiáveis e renomadas no mercado. Nesse sentido, esse post reuniu uma série de características que podem te ajudar a contratar a melhor auditoria. São características que podem ser avaliadas antes da tomada de decisão.Auditoria

O conhecimento técnicoO conhecimento técnico

Dentre os critérios que mais pesam na hora de se acionar uma auditoria, sem dúvida o conhecimento técnico da empresa prestadora é fator fundamental na hora da escolha. Ao se procurar por uma auditoria externa deve-se certificar a competência do profissional responsável. A melhor estratégia para se saber se a empresa é de qualidade é pesquisando por dados acerca da sua certificação. A melhor forma de se obter tais informações é acessando o site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). É um órgão que está vinculado ao Ministério da Fazenda e tem como objetivo regular e controlar o mercado de capitais de nosso país. Os auditores, para que possam atuar, precisam estar registrados na CVM.

Analise a estrutura da empresa prestadoraAnalise a estrutura da empresa prestadora

Quando se busca por uma auditoria, avaliar a estrutura da empresa prestadora é bastante importante. Demanda-se, atualmente, profissionais que são multidisciplinares, isto é, que conheçam um pouco de cada uma das áreas associadas à auditoria. É preciso que os auditores saibam fazer o uso apropriado de técnicas específicas, como as voltadas às áreas tributária, da consultoria financeira, sobre o funcionamento de diferentes tipos de empresa, sobre avaliação financeira, sobre os negócios e outros conhecimentos da empresa a ser auditada. Entender as estruturas internas de apoio, sobretudo as que se voltam ao treinamento e reciclagem de profissionais, políticas de retenção, planos de carreira é essencial. A equipe de auditoria deve ser qualificada e capaz de atender a sua empresa da melhor forma possível.

A importância da ética em um processo decisório

Ao se procurar por uma auditoria essa característica é fundamental. Algumas ações ou comportamentos poderão te ajudar a identificar se o auditor é uma pessoa confiável. Ao conversar com o responsável pela auditoria não deixe de avaliar a sua postura: analise como são tratadas as informações internas de outras empresas; obedece a ética profissional de não criticar a concorrência ou tecer comentários sobre sua carteira de clientes, dentre outros atos que não são condizentes à uma boa postura por parte do profissional auditor. Como é preciso que se estabeleça uma relação de confiança entre a empresa contratada e o cliente, a ética profissional deve ser observada na contratação de profissionais de auditoria.

Razoabilidade dos honorários

Outro fator que deve ser analisado, diz respeito aos honorários. Nesse sentido, ao realizar essa análise, é preciso entender a relação custo-benefício do serviço de auditoria que se deseja contratar. No caso de uma auditoria independente, ela deve ser razoável ao calcular os honorários, pois ambas as empresas (a prestadora dos serviços de auditoria e a empresa a ser auditada) precisam chegar a valores que atendam a todos. Mantenha em mente que o menor preço para a contratação de um serviço de auditoria nem sempre pode ser a melhor escolha , fatores como a capacitação profissional , experiência e estrutura física devem ser levados em conta na decisão. 

Reflita sobre as características mercadológicasReflita sobre as características mercadológicas

Um outro elemento que deve ser levado em consideração nessa análise é a avaliação crítica do mercado. Pesquisar o mercado de auditoria ao buscar pela melhor opção em termos de custo-benefício para a sua empresa é muito importante. Nesse sentido, solicitar orçamentos, estudar propostas, entender o escopo que as empresas oferecem, e, principalmente, conhecer o feedback dessa organização é fundamental, pois, sem o conhecimento sobre o mercado, você poderá incorrer em custos que podem não trazer os resultados esperados. Após escolher a empresa responsável pela prestação do serviço, antes de fechar o contrato, avalie as referências da organização em questão. Procurar conhecer a sua formação e conversar com antigos clientes com vistas a descobrir se essa empresa em questão é confiável pode evitar possíveis frustrações.

A garantia do sigiloA garantia do sigilo

Por último, mas não menos importante, tem-se a sétima dica. Ao escolher por uma empresa de auditoria garanta que o auditor responsável guarde sigilo acerca das informações que você concederá e que ele observará ao analisar os setores. A garantia do sigilo deve ficar explícita no contrato, mas, mesmo assim, converse com esse auditor previamente e enfatize a importância do sigilo. A conversa é fundamental para se conhecer as verdadeiras intenções do auditor, em outras palavras, se ele é confiável.

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