Esse post reúne alguns dos principais pontos que devem ser observados ao se contratar uma empresa de auditoria. A esfera fiscal é, ainda hoje, uma das principais áreas que apresentam falhas e oportunidades, e, desse modo, a auditoria é crucial, contudo, nem sempre o planejamento tributário é uma prioridade das empresas, e, em razão disso, torna-se necessário uma escolha correta de uma empresa de consultoria/auditoria.
A empresa não sabe que tipo de serviço está comprando
Um dos principais erros ao se buscar por uma auditoria é a falta de foco. Ao procurar pela auditoria, é muito comum que a grande parte dos clientes busquem pela estruturação de um sistema de gestão de qualidade, e, para que isso seja possível, é preciso que a empresa passe por uma auditoria de certificação, e, para tanto, a sua organização precisa definir, de forma exata, o que deseja avaliar, visto que a auditoria tem como objetivo analisar o sistema de gestão da sua organização. Caso não pretenda obter o certificado, ela não é necessária. O principal erro neste processo é que, antes de tudo, é preciso definir se você deseja comprar um certificado ou usufruir de um melhor sistema de gestão. O desafio para quem busca o certificado é muito maior do que para os que buscam a melhoria. É impossível certificar a sua empresa sem que se promova a mudança.
Problemas na escolha do método
Outro erro bastante comum em relação à escolha da empresa prestadora da auditoria diz respeito ao método. Esse erro toma forma pois há a falta de conhecimento sobre o serviço, isto é, as empresas não conhecem os tipos de consultoria existentes no mercado, e, desse modo, não conseguem realizar uma comparação com a concorrência. Nesse sentido, é de suma importância que se conheça os diferenciais de cada tipo de auditoria, com vistas a identificar qual é a mais adequada para o que você deseja avaliar em sua empresa. Atenha- se às suas reais necessidades e as características da auditoria que mais se aproximam daquilo que você deseja investigar. É uma forma de se verificar se a contratação do serviço corresponderá, de fato, às suas expectativas.
Desconhecimento de como funciona uma auditoria
Um outro erro que deve ser mencionado está relacionado ao fato de que os gestores, em muitas das vezes, não conhecem os tipos de auditoria existentes, ou, ainda, não sabem o que, de fato, será analisado. Deve-se compreender que a consultoria é um processo que visa transformar um determinado contexto de trabalho. Ela toma forma a partir do conhecimento e experiência de alguém, isto é, do auditor. Existem alguns tópicos essenciais que você, enquanto contratante, deve analisar para que erros sejam evitados. A falta de clareza na auditoria pode comprometer a qualidade das informações a serem prestadas, e, desse modo, é preciso tomar alguns cuidados.
A falta de clareza ao setor que será avaliado
Outro erro que pode comprometer a ineficácia da auditoria é a falta de clareza da sua empresa aos colaboradores. Todos eles precisam estar envolvidos com a auditoria, mesmo que não seja de forma direta. Precisa-se, portanto, deixar claro os rumos que a empresa está seguindo e onde se pretende chegar com as sugestões apontadas pelo auditor. Essa falta de troca entre os envolvidos nesse processo de análise pode impedir que se chegue a bons resultados. Da mesma forma, deve-se enfatizar que uma consultoria não é feita sozinha, e, para tanto, é preciso que haja uma interação entre o contratante e o consultor. Nesse sentido, erros de comunicação podem dificultar, também, a avaliação dos auditores. Escolher uma empresa que seja transparente e clara quanto aos processos a serem executados também é uma forma de evitar possíveis erros.
O planejamento tributário
Certas empresas ainda entendem que o planejamento tributário é um luxo e esse erro pode, inclusive, ameaçar a sobrevivência do seu negócio. Como o Brasil possui uma carga tributária muito complexa, é preciso que nesse planejamento escolha-se pelo melhor regime tributário para a empresa. Ele, a partir de determinadas regras, deve permitir que a empresa pague menos impostos, e, assim, a auditoria deverá apontar as oportunidades relacionadas à redução da carga tributária a partir dos parâmetros legais.
Falta de atenção às informações contábeis
Outro erro que deve ser mencionado diz respeito às informações contábeis. A auditoria deverá apontar a forma pela qual o departamento de contabilidade têm disponibilizado esses dados, pois eles são essenciais ao processo de tomada de decisão. Contudo, em muitas das vezes, os gestores atuam apenas na atividade-fim e esquecem de enxergar a empresa de forma macro. Dessa forma, será primordial que o setor fiscal combine as informações fiscais com as contábeis, com vistas a identificar os tributos que recaem sobre essa organização para desenvolver um o planejamento tributário que seja mais eficiente, identificando oportunidades para redução da carga tributária sem ferir a legislação vigente.
Analise a relação da empresa com a tecnologia
Os sistemas tecnológicos complementam a expertise dos profissionais, e, desse modo, a tecnologia permite gerenciar documentos fiscais de forma mais dinâmica, bem como fazem a integração com o sistema de gestão da empresa, e, ainda, com o próprio sistema do fisco. Todos os erros aqui apontados em relação à contratação da empresa responsável pela auditoria podem ser evitados caso o profissional à ela relacionado seja capaz de propor um bom planejamento, a fim de otimizar a performance do seu negócio.