tozzi

Auditoria nas organizações: uma ferramenta Indispensável

Compartilhe!

Conteúdo

Você, gestor, diariamente, precisa lidar com acionistas e investidores. Para que um investidor ou uma instituição bancária aplique o dinheiro em sua companhia é preciso que confiem no seu trabalho e no seu negócio, e, para tanto, é preciso que as informações a serem disponibilizadas a esses acionistas, investidores e instituições sejam confiáveis, sobretudo os dados que envolvem as áreas financeira e contábil. A auditoria, nesse sentido, pode contribuir para resguardar o direito de terceiros, reduzir a ineficiência das operações, a prática de atos abusivos e sobretudo assegurar a adequação das demonstrações contábeis e outras informações financeiras.  

Quais os tipos de Auditoria usualmente utilizados nas organizações?Quais os tipos de Auditoria usualmente utilizados nas organizações?

Antes de serem apontadas algumas razões para que as empresas adotem a prática de auditoria, é necessário que entendamos as diferenças mais comuns entre os dois tipos de auditoria. Temos, em primeiro lugar, a auditoria interna. Ela é realizada pelos próprios funcionários da empresa, ou seja, tem vínculo empregatício com a organização e desta forma não são independentes. Deve ficar claro, que apesar de ser possível elaborar equipes com profissionais de diferentes áreas nesse tipo de auditoria, atenha-se ao fato de que profissionais com formação na área contábil, administração e ou economia são mais indicados, principalmente porque estarão atuando nos assuntos correlatos à contabilidade. 

É interessante destacar, também, que, do ponto de vista departamental, a auditoria interna atua como um setor de linha staff, e, como tal, são os colaboradores da sua empresa que irão auxiliar a administração ou o Conselho Administrativo no apoio para a tomada de decisões. Nesse sentido, dentre as funções da auditoria interna, o responsável deverá avaliar se o patrimônio da empresa em questão, bem como os sistemas de controle interno (contábil) estão adequados. Após isso, é imprescindível a sugestão de melhorias para os processos, assim como deve-se alertar acerca dos possíveis riscos que porventura a empresa esteja incorrendo. Isso torna a empresa mais segura do ponto de vista contábil e financeiro. 

O papel da auditoria externa na análise de um negócioO papel da auditoria externa na análise de um negócio

A auditoria externa ou independente, como sugere o próprio nome, é realizada por uma empresa/auditor contratado, sem qualquer vínculo empregatício com a organização, para atender ao público externo (acionistas, investidores, instituições financeiras), obrigações legais e ou cumprimento das exigências do estatuto ou contrato social. Ao contrário da auditoria interna, a auditoria externa não tem como intuito principal auxiliar a administração do negócio auditado, mas sim atestar o fato de que, na empresa, não há quaisquer tipos de fraude, erros ou qualquer tipo de risco que possa afetar a saúde financeira e contábil da organização. Daí a importância da independência e autonomia neste processo. O objetivo de uma auditoria independente é a emissão de um relatório sobre a adequação das Demonstrações Contábeis, em conformidade com os princípios fundamentais de contabilidade e as normas brasileiras de contabilidade. O auditor independente, deve seguir as normas que regem a sua atuação, emanadas por diversos órgãos que regulamentam a profissão de auditor, tais como: CVM – Comissão de Valores Mobiliários, IBRACON – Instituto Brasileiro de Contadores, CFC – Conselho Federal de Contabilidade, CRC – Conselho Regional de Contabilidade e CNAI – Cadastro Nacional de Auditores.  

Como incorporar a auditoria no meu negócio?Como incorporar a auditoria no meu negócio?

Há, ainda hoje, certo misticismo em torno do trabalho, e, ainda, da função do auditor, sobretudo no caso de empresas de pequeno e médio porte. Muitos dos gestores desses negócios não conhecem os benefícios de uma auditoria, e, por essa razão, preferem não estruturar um departamento de auditoria interna ou procurar por um auditor independente para atestar a qualidade dos seus processos contábeis e financeiros. Esse pode ser exatamente o diferencial que irá fazer com que a sua empresa se destaque no mercado, e, assim, iremos apresentar três aspectos da auditoria que você, enquanto gestor, deve conhecer. A primeira ideia é a de que a auditoria não é exclusividade das grandes empresas.

Em razão do fato de que a auditoria é obrigatória nas empresas de capital aberto, pequenos e médios empreendedores abrem mão da auditoria por acreditarem que ela é exclusiva às grandes empresas, mas isso não é verdade. O IBGE aponta que o descontrole financeiro e contábil é o que faz com que muitas empresas fechem as suas portas. Nesse sentido, as informações de qualidade podem salvar o seu negócio, assim como um melhor controle financeiro. O auditor cria bases para que a sua empresa possa sobreviver no mercado que, a cada dia, torna-se mais competitivo, bem como garante-se, também, uma maior segurança na prestação de informações tributárias ao Fisco.

Como a auditoria externa pode tornar a empresa mais confiável?Como a auditoria externa pode tornar a empresa mais confiável?

O segundo aspecto que pode tornar a sua empresa mais atrativa ao mercado é a adoção da prática recorrente de auditoria externa. Como apontamos, as informações coletadas e apontadas pela auditoria externa têm como destinatário o público externo, como é o caso de bancos e acionistas. Mesmo que a sua empresa não se configure como uma empresa de capital aberto, a auditoria pode ajudar você a conseguir melhores financiamentos e empréstimos de instituições financeiras, bem como esse processo pode ser mais tranquilo, com juros reduzidos, em alguns casos. Isso ocorre porque as instituições trabalham com riscos, e, desse modo, quanto mais segurança a empresa oferece, menores são as taxas e os juros em cima das operações.

A auditoria como uma forma de se preparar para o futuroA auditoria como uma forma de se preparar para o futuro

Por fim, iremos mencionar uma terceira vantagem. A maior parte dos empreendedores desejam ampliar os seus negócios, e, para tanto, é preciso que haja certo planejamento. Deve-se prever necessidades futuras do empreendimento e é nesse sentido que o auditor pode contribuir. Quanto mais cedo for iniciado o processo de auditoria interna e/ou externa, mais cedo o seu negócio irá prosperar ou diminuir os riscos detectados. É uma forma de se preparar para os desafios futuros. Existem empresas especializadas voltadas ao atendimento de auditoria para pequenas e médias empresas. Faça uma consulta agora mesmo!

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Somente hoje! Frete Grátis para todo Brasil!