tozzi

Como a auditoria atua na empresa?

Compartilhe!

Conteúdo

A auditoria nada mais é do que um processo que tem como objetivo verificar e analisar as atividades desenvolvidas nos mais diversos setores do seu negócio, e, assim, a finalidade máxima é examinar se essas atividades transcorrem, no dia a dia, de acordo com o que foi previamente planejado e estabelecido por você, gestor. Analisa-se, ainda, se os processos foram implementados de forma adequada, comprovando sua eficiência e eficácia, como também observar o cumprimento da legislação e normas em vigor, trazer proteção aos bens da empresa, diminuir os riscos de irregularidades e perdas financeiras e por fim preparar uma documentação que forneça evidências de que a auditoria foi planejada e executada em conformidade com as normas e as exigências legais e regulamentares aplicáveis.

Elas podem ser tanto internas quanto externas, porém, independentemente do tipo de auditoria a ser empregado pelo seu negócio, o trabalho deve ser realizado por um profissional qualificado. Ele deve apresentar a você, gestor, as não-conformidades e recomendações para que os erros sejam corrigidos ou minimizados e ou extintos, bem como para que as fraudes também possam ser evitadas. A análise apresenta mecanismos que fazem com que o gestor atue com mais rapidez para resgatar a qualidade do negócio, minimizando falhas a partir de planos de ação eficazes.De que forma o meu negócio pode ser beneficiado com a auditoria?

Como a auditoria pode atuar no seu negócio?Como a auditoria pode atuar no seu negócio?

A auditoria, em um primeiro momento, tem como objetivo fornecer, ao seu negócio, um exame cuidadoso e sistemático, e, para tanto, considera-se todas as atividades desenvolvidas pela sua empresa. A auditoria pode ser realizada em um ou mais setores da organização. Há casos específicos que demandam certificações, e, assim, a auditoria é obrigatória. Em razão do fato de a palavra derivar da expressão inglesa “to audit”, o auditor examina, ajusta, corrige e certifica as informações do negócio auditado. Avalia-se, portanto, os processos, operações, registros, atividades e procedimentos que dão vida à sua organização. É por meio dessa análise que o auditor apresenta ao gestor as deficiências e falhas encontradas nos controles internos sugerindo melhorias nestes controles, para corrigir e melhorar as atividades de um ou mais setores de sua empresa.

Quem precisa da auditoria?Quem precisa da auditoria? 

A legislação brasileira determina que toda empresa de capital aberto tenha a obrigatoriedade de apresentar as suas Demonstrações Financeiras auditadas por empresas de auditoria independente. Esta obrigação legal encontra-se prevista originalmente na Lei de Nº 6.404 de 15 de dezembro de 1976, lei das sociedades por ações, e posteriormente complementada com a Lei de Nº 11.638/07, que definiu normas específicas sobre as obrigatoriedades que estão sujeitas às empresas de grande porte. 

A Lei em questão também aplica-se  às instituições financeiras, como é o caso dos bancos e dos fundos de investimentos, e, ainda, às seguradoras. O dispositivo determina que essas entidades devem submeter-se às auditorias a cada seis meses. As empresas de capital aberto também devem ser auditadas pelo menos uma vez ao ano. As auditorias visam garantir que os números apresentados aos acionistas são verdadeiros e fazem sentido. Contudo, mesmo que o seu negócio não se encaixe nas possibilidades elencadas, a auditoria é uma ferramenta que pode atribuir uma maior vantagem competitiva no mercado.

De que forma o meu negócio pode ser beneficiado com a auditoria?De que forma o meu negócio pode ser beneficiado com a auditoria?

A auditoria é uma ferramenta que pode ajudar o seu negócio a lidar melhor com as finanças, e, ainda, ajudar o setor contábil a adaptar-se aos padrões internacionais de contabilidade. Além disso, a auditoria é capaz, também, de aumentar a credibilidade da empresa junto a bancos e fornecedores. É também um agente que auxilia na implantação de boas práticas de Governança Corporativa facilitando seu acesso ao capital externo.

Devido ao fato de que a auditoria avalia os processos que ocorrem em sua empresa proporciona aos gestores tomada de decisões mais assertivas, uma vez que o auditor apresenta dados reais e concretos sobre a situação da sua organização. Tal avaliação permite, também, a realização de um planejamento financeiro mais eficiente que, por sua vez, pode ser aplicado a curto e longo prazo, bem como identifica potenciais riscos nos quais a empresa possa estar sujeita. A auditoria serve, ainda, como um meio para que se possa implementar novos procedimentos e melhorar os níveis de controle interno na organização. Invista hoje mesmo!

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Somente hoje! Frete Grátis para todo Brasil!