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Como contratar uma auditoria para a sua entidade?

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 Administrar uma instituição é algo que demanda certas competências e habilidades relacionadas à gestão, tanto de pessoas quanto em administração e em finanças. Assim sendo, em meio às diferentes atividades diárias desempenhadas pelos gestores, é comum que algumas falhas eventuais sejam imperceptíveis e é justamente nesse sentido que a revisão desse sistema de gestão por parte do auditor se torna particularmente útil. Entendemos que os auditores independentes são profissionais indispensáveis para que o gestor consiga compreender melhor as operações da instituição. É, então, uma forma de proporcionar um maior autoconhecimento aos gestores, e, com isso, o processo de tomada de decisões se torna mais eficaz e preciso. Conhecer, em detalhes, a instituição, bem como assegurar boas práticas, são ações vitais para que os gestores ampliem a competitividade no mercado. A qualidade do planejamento estratégico depende disso.

O que define uma auditoria independente?O que define uma auditoria independente?

A auditoria independente, basicamente, tem como intuito analisar se há um alinhamento entre as operações e as demonstrações financeiras, e, desse modo, consegue comprovar se os números apurados pela instituição condizem, realmente, com a realidade operacional da instituição. É possível, portanto, afirmar que a auditoria é fundamental para que a credibilidade de uma entidade seja mantida, visto que, ao visualizarem que não há ressalvas no relatório da auditoria, os stakeholders (partes interessadas), entendem que aqueles números (demonstrações financeiras) são reais e refletem a atual situação da instituição. Deve-se destacar, também, que, além dos, stakeholders, que, por sua vez, são compostos a partir de fundadores, patrocinadores, doadores, instituições financeiras, fornecedores, e demais envolvidos com a instituição, podem, também, fazer uso das informações auditadas, e, desse modo, são pessoas com profundo interesse no relatório dos auditores.

Como atua uma auditoria independente?Como atua uma auditoria independente?

O resultado das análises feitas pelos auditores é seguro, confiável e transparente, pois, tais análises, baseiam-se em regulamentos e normas tanto nacionais como internacionais sobre boas práticas de auditoria. O Brasil faz parte do grupo de países que optou por seguir os padrões da contabilidade internacional. Isso significa que, dentre outras coisas, nações que seguem o padrão IFRS, que, em português, é a sigla para “Normas Internacionais de Informação Financeira”, são comprometidas com a confiança e transparência na apresentação das demonstrações financeiras.  A adoção destas normas, também tem como objetivo, padronizar as políticas e procedimentos contábeis existentes entre os países participantes, otimizando a estrutura conceitual e promovendo o mesmo entendimento das demonstrações financeiras. 

Isso é bastante interessante, pois é uma forma de se evitar quaisquer tipos de distorções relacionadas às interpretações de certas características, como é o caso, por exemplo, da idoneidade e nitidez das informações em entidades ligadas à um mesmo setor de mercado. Pode-se afirmar que, na prática, as auditorias independentes devem ter acesso total às informações para revisar, em detalhes, a sua procedência, bem como para validar os números exibidos pela entidade, avaliando-se, nesse processo, as demonstrações financeiras que serão disponibilizadas ao mercado. 

Cuidados que devemos tomar ao contratar uma auditoriaCuidados que devemos tomar ao contratar uma auditoria

O trabalho desempenhado pelo auditor é de extrema importância, e, dessa forma, ao se contratar uma empresa de auditoria alguns aspectos devem ser observados para que esta contratação seja feita de forma adequada. Assim sendo, é crucial que o empresário se certifique de contratar uma empresa de auditoria ou profissional que seja confiável, bem como habilitado para desenvolver esse trabalho, pois, é possível que o autor emita um relatório errado ou incompleto de acordo com a área examinada. Apresentaremos, para fechar essa discussão, alguns dos cuidados básicos que devemos levar em consideração antes de contratar uma empresa de auditoria: 

  • O registro do profissional na CVM: o primeiro cuidado básico que devemos tomar antes de fechar o contrato é verificar se esse profissional em questão está registrado na CVM. A CVM é uma autarquia que está vinculada ao Ministério da Fazenda. A sua principal função é regular e controlar o mercado de capitais em todo o território nacional. A legislação brasileira prevê que todos os profissionais de autoria estejam cadastrados na Comissão, e, para isso, precisam comprovar que têm capacidade e experiência para atuarem na área;
  • Analise a experiência da empresa e/ou dos profissionais: se a empresa em questão e/ou o profissional se encontram registrados na CVM, você pode prosseguir para o segundo passo. Avalie o histórico desses profissionais/entidades. Para tanto, é de suma importância que você solicite ao próprio auditor/empresa um contato de referência de clientes já atendidos (dê preferência aos recentes). Obter o feedback desses outros clientes é fundamental, pois traz mais segurança à sua instituição, e, ainda, minimiza-se o risco de erros ao escolher a auditoria independente que melhor se encaixa a sua área de atuação;
  • Avalie a estrutura: por último, é de suma importância que você analise a estrutura da empresa de auditoria ou aquela oferecida pelo auditor. Atenção: o trabalho de uma auditoria pode perpassar por múltiplos temas, por exemplo, lida-se com demandas fiscais, contábeis e aspectos trabalhistas. Assim sendo, certifique-se de que a empresa e ou profissional a ser contratado, oferecem uma estrutura interna com expertise para atender às diferentes áreas auditadas. Cabe ressaltar que a equipe de auditoria que prestará o serviço, deve ser composta por diversos profissionais com experiência comprovada em diversas áreas, para atender as necessidades da instituição.

Por fim, concluímos que a auditoria é um trabalho bastante complexo e que, portanto, demanda conhecimento técnico especializado. Você pode aplicar as sugestões do auditor tanto em alguns setores específicos ou na empresa como um todo. É imprescindível, então, conhecer, a fundo, o trabalho a ser desenvolvido pelo auditor. O acesso a esses dados traz mais segurança para a sua instituição, o que favorece o sucesso da auditoria. Caso você queira investir e não sabe por onde começar, a Tozzi Gestão com Resultado terá o prazer em lhe ajudar nessa jornada que, certamente, será proveitosa.

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