Terceiro Setor

Consultoria no Terceiro Setor

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Suporte adequado para todas necessidades de sua entidade!

A consultoria no terceiro setor pode ser um processo de grande valia dentro de uma organização do Terceiro Setor. Normalmente contrata-se um consultor para ajudar no equacionamento de problemas e soluções na medida em que este conhecimento não está disponível na organização.

O Terceiro Setor no Brasil é uma atividade relativamente jovem. A grande maioria das organizações foram criadas após a constituinte de 1988, portanto, não tem processos e procedimentos já consagrados pelo uso. Portanto as entidades são extremamente jovens na questão metodológica e gestão interna.

Nestes quase 20 anos de atuação exclusiva no terceiro setor como consultor, auditor, professor, palestrante e autor de dois livros sobre o assunto, eu observo grupos de entidades com as seguintes características:

• Existem organizações que foram criadas, porém pararam no tempo e não tiveram, assim como não vem tendo, uma evolução adaptativa aos novos tempos e às tecnologias disponíveis no mundo moderno.

• Também existem organizações que já testaram e tentaram de tudo mas não conseguiram implantar praticamente nada, não obtendo portanto, resultados que pretendiam e gostariam. Eu costumo dizer, de forma carinhosa, que essas organizações são muito boas de iniciativa, porém péssimas de “acabativa”, ou seja, têm iniciativa, tem produto, tem forma organizada de pensar, mas nunca implantam processos que permitiriam obter resultados objetivos e palpáveis.

• Outras entidades estão atualizadas com evolução do mercado, e buscando sempre melhorias que acompanhem a evolução. Estas têm grandes chances de se manterem vivas e sustentáveis, mas infelizmente são minoria.

A consultoria é uma oportunidade de encurtar caminho tendo o apoio de uma empresa experiente e especializada no Terceiro Setor.

Como funciona a Consultoria?

Diagnóstico

Momento de coleta de dados e informações sobre a organização, seus problemas e suas dificuldades e, também, seus resultados atuais. Desta forma, cria-se uma matriz de priorização das soluções, que podem ser imediatamente implantadas e usufruídas

Propostas

O segundo passo é desenhado em função das prioridades levantadas no diagnóstico, proposição de caminhos de solução e melhores resultados. Junto com a governança da organização tomam-se as decisões para implementação das sugestões.

Implementação

Os procedimentos ou medidas decididas pela governança são implantados definindo prazos responsabilidades expectativa de resultado

Monitoramento

Todos os projetos e procedimentos estabelecidos e implantados ou em implantação devem ser acompanhados por um grupo de monitoramento que avaliará o que vem sendo feito, as dificuldades e soluções e quais são os resultados até então obtidos.

Dicas para o seu Sucesso!

1. Avaliar a empresa que está sendo contratada com relação às suas experiências no mercado.

2. Obter um diagnóstico dentro da experiência da empresa e as características da organização para que seja estabelecido, claramente, os principais problemas e caminhos de solução.

3. Tudo deve estar planejado e estruturado dentro de um cronograma de atuação que envolva as pessoas da organização, deixando muito claro a importância do que está sendo feito e os resultados esperados.

4. Monitorar sempre, porque é assim que se tem segurança da continuidade do trabalho e a perspectiva de obtenção dos resultados planejados.

5. Não faça da consultoria um apêndice para solução de problemas e decisões da organização. O trabalho de consultoria deve ter começo, meio e fim para que se tenha sucesso e não se torne um custo fixo da organização. Procure aprender ao máximo todas as técnicas e metodologias para manter o conhecimento dentro da organização, mesmo quando o trabalho terminar.

Fatores que influenciam a consultoria

  • Estrutura de gestão da OSC
  • Metodologia de gestão por processos
  • Planejamento
  • Atendimento ao Marco Regulatório
  • Fontes de Recursos
  • Controles Internos
  • Informações contábeis e gerenciais
  • Governança

10 Motivos para contratar uma consultoria

1. Falta de títulos e registros permitidos pela legislação que possibilite isenções fiscais e benefícios na captação de recursos.

2. Insuficiência crônica de caixa

3. Concentração e dependência de poucas fontes de recursos

4. Problemas de controles e dificuldades na prestação de contas

5. Dificuldades na captação de recursos e atendimento à editais

6. Riscos de sustentabilidade futura da OSC

7. Inexistência de um processo de gestão e governança

8. Dificuldades e atrasos nos fechamentos contábeis, controles financeiros e prestações de contas.

9. Problemas no atendimento à Lei 13.019/14 – (Marco Regulatório)

10. Falta de orçamento, planejamento e gestão integrada

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